Até 12 desafios de inovação aberta serão selecionados para receber apoio técnico especializado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) na cocriação e experimentação de soluções para problemas públicos reais. Para isso, equipes de todo o Brasil podem se inscrever na chamada pública “Janela de Desafios” até o dia 10 de agosto. Essa é uma parceria entre a Enap, por meio da Diretoria de Inovação (GNova), com o Impact Hub, que se utiliza da metodologia customizada de inovação aberta para gerar impactos reais.
Cada equipe deve apresentar três desafios ou problemas públicos, com soluções baseadas em inovação e tecnologia, que serão o objeto de lançamento de desafios de inovação aberta. Esses serão enquadrados em uma das categorias:
- Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis;
- Mudanças Climáticas e/ou Transformação Ecológica;
- Inovação na Saúde Pública;
- Inovação na Educação Pública;
- Inovação na Segurança Pública.
Entre as principais motivações para a participação na chamada pública, estão a conexão de ideias com soluções público-privadas, como startups, universidades e empresas; ciclos mais organizados e com etapas simples, bem planejadas e com aprendizado contínuo e impacto; a priorização de problemas públicos urgentes, seja em saúde, educação, segurança, cidades sustentáveis, mudanças climáticas ou outros; método simples de inscrição e participação; acesso à capacitação em inovação, ferramentas, modelos prontos, especialistas e visibilidade nacional e investimento com retorno.
Público e etapas
Podem participar órgãos ou entidades dos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, bem como empresas estatais, vinculados ao governo federal, estadual, distrital ou municipal, com capacidade orçamentária financeira para cofinanciar o projeto (investimento de R$ 275.745,00) e equipes com disponibilidade para participação nas atividades do projeto.
Ao todo, serão três fases: preparação, lançamento e seleção das soluções, com entregas técnicas em cada etapa, de maneira colaborativa. A GNova orientará todo o caminho até a formalização de parcerias via Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), concursos ou encomendas tecnológicas com os proponentes das melhores soluções.
“A Enap oferecerá para as equipes selecionadas na chamada capacitação em temas relacionados à inovação e apoio na gestão e na metodologia na criação de desafios públicos de inovação aberta. E a apresentação dos desafios selecionados será na Semana de Inovação da Enap (entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro), maior evento de inovação em governo da América Latina”, reforça o gestor de projetos da GNova Inovação Aberta Luís Guilherme Izycki.
As inscrições podem ser realizadas pelo formulário neste link. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..