O Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), promoverá entre os dias 26 e 29 de novembro o XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública. Este ano, o lema do evento é “A transformação necessária para um Estado inclusivo, democrático e eficaz”.
A expectativa para esta edição é receber cerca de 700 participantes em uma programação de 150 horas de atividades presenciais, incluindo 19 oficinas, 18 mesas redondas e diversos debates acadêmicos e internacionais. Haverá quatro painéis principais, com tradução simultânea em espanhol, português e inglês. Por toda a Enap, 12 salas vão ser disponibilizadas para a realização do evento, com foco em inovação e comunicação.
Conferencistas
Oito nomes já estão confirmados para as principais plenárias de debate: a pesquisadora da Universidade da Costa Rica, Juliana Martínez; os professores da London School of Economics (Reino Unido), Martin Lodge e Francisco Panizza; a professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), Rebecca Neaera; Hans-Jürgen Puhle, professor da Goethe Universitat Frankfurt (Alemanha); a presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo; a presidente do Conselho Científico do CLAD e professora na NYU Wagner Graduate School of Public Service, Sonia Ospina; e Geert Bouckaert, professor emérito do Instituto de Governança Pública da KU Leuven (Bélgica).
Cada atividade estará vinculada a uma das 11 áreas temáticas estabelecidas para o Congresso, que serão coordenadas por especialistas experientes nos temas:
- Democracia, transformação do Estado e Desenvolvimento;
- Mudança climática e políticas de desenvolvimento sustentável;
- Políticas sociais, culturais e de direitos humanos;
- Regulação e políticas econômicas e de infraestrutura;
- Inovação e transformação digital;
- Igualdade e diversidade na administração pública;
- Burocracia e gestão pública;
- Ética pública, governo aberto e integridade da informação;
- Direito administrativo, gestão e políticas públicas;
- Participação e governança colaborativa;
- Relações intergovernamentais e governos locais.
Inscrições abertas
As inscrições para a edição 2024 estão abertas no site oficial do CLAD. Foi prorrogado o prazo para pagamentos com desconto até 1º de novembro. É possível garantir a vaga por meio de transferência ou depósito bancário (em dólares, euros ou reais), por cartão de crédito (PayPal) ou por meio de nota de empenho, via Flacso.
Para valores em reais, também é possível efetuar o pagamento via PIX, por meio da chave: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. . Inscreva-se aqui.
Histórico
Até 2025, o CLAD estará sob o comando da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, eleita em novembro de 2023 como presidenta do Conselho Diretor, em Varadero (Cuba), durante o XXVIII Congresso. Como secretário-geral, foi eleito o uruguaio Conrado Ramos.
Na ocasião, a ministra reforçou a necessidade dos Estados em “enfrentar os grandes desafios globais, desde a emergência climática às desigualdades sociais”.
O CLAD
Há mais de cinco décadas, o CLAD é o organismo público internacional, de caráter intergovernamental, que tem como objetivo estabelecer uma entidade regional focada na modernização das administrações públicas. Por meio de seus 24 países membros, realiza estudos e pesquisas, e executa atividades de cooperação técnica.
Fundado em 1972 por iniciativa dos governos do México, Peru e Venezuela, sob respaldo da Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 2845 - XXVI), sua missão é promover a análise e o intercâmbio de conhecimentos em reuniões especializadas, por meio de publicações de obras, prestação de serviços de documentação e informação.
Saiba tudo sobre o XXIX Congresso Internacional do CLAD.