Podem os designers salvar vidas? Com essa provocação, Daniel Burka, diretor de produto e design da organização sem fins lucrativos Resolve to Save Lives, trouxe para o primeiro dia da Semana de Inovação da Enap 2023 a experiência do uso do software Simple.org, um projeto de código aberto, em uso por 6.365 clínicas públicas na Índia, Bangladesh, Sri Lanka e Etiópia com impacto sobre a vida de mais de 4,2 milhões pacientes com hipertensão e diabetes.
O programa é centrado na experiência do usuário: profissional de saúde e paciente. Para ilustrar a eficácia do programa, o palestrante trouxe o caso de um hipertenso em Bangladesh e a dificuldade encontrada por ele para ir às consultas mensais para monitorar o problema de pressão sanguínea, que atinge um terço da população adulta na região. O homem gastava 2 horas e 45 minutos entre locomoção até o hospital e filas para registro, triagem e pegar medicamentos na farmácia, incluindo a consulta de apenas de três minutos com o médico.
Com o uso do Simple é possível encurtar o tempo de espera, o médico tem acesso aos dados rapidamente e o paciente conta com a confidencialidade de seus dados. O programa é uma demonstração da importância da parceria entre epidemiologistas, autoridades públicas e designers para encontrar uma solução que melhore o atendimento em unidades de saúde pública.
Burka defendeu também o desenvolvimento de softwares leves, que possam ser baixados em celulares simples, e de fácil usabilidade, porque não exigem grandes treinamentos e até um colega de trabalho pode ajudar a manusear. “Simplificar os processos e compartilhar os conhecimentos é essencial para resolver os problemas do mundo real”, afirmou.
Os bons resultados da aplicação do programa em unidades de saúde levam Burka a defender o desenvolvimento de soluções para outras questões. “Precisamos de mais designers trabalhando nos problemas no mundo”, reforçou.