Chegou ao fim nesta terça (21) a segunda edição do Prêmio Nacional de Educação, que selecionou os melhores artigos sobre políticas públicas educacionais. O vencedor do concurso foi Diego Rafael Carneiro, de Fortaleza (CE). A segunda colocada da premiação foi Priscila Porrua, de Florianópolis (SC), e em terceiro, Francisco de Araújo, de Fortaleza (CE). Os vencedores estiveram presentes no encerramento e receberam premiações entre R$10 e R$5 mil.
A cerimônia de premiação aconteceu no Museu Nacional da República, em Brasília ( DF), com a presença de autoridades e. O prêmio foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Cerimônia
O evento realizado foi também em comemoração aos 55 anos do FNDE e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, da diretora-executiva da Enap, Natália Teles, do vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, José Sasseron, e do diretor de operações dos Correios, Temistócles de Azevedo. Também participaram da cerimônia colaboradores, servidores e técnicos do FNDE, além de secretários e secretárias do MEC.
A diretora-executiva da Enap, Natália Teles, destacou o prazer da parceria com o FNDE e da importância de reconhecer pesquisas e compartilhar conhecimentos. “É um privilégio para a Enap estar aqui ao lado de instituições tão importantes para o país. Acreditamos na inovação, na educação e no compartilhamento dos conhecimentos que fazem com que avancemos juntos. Destaco a importância de premiarmos e reconhecermos o conhecimento de estudantes e pesquisadores que trazem um novo olhar frente à educação do nosso país”, ressaltou
Para o ministro da Educação, Camilo Santana, o trabalho junto ao FNDE é uma realização de vida: “Sem os servidores e colaboradores aqui presentes nada disso seria possível. Graças a cada um de vocês que os estudantes das escolas públicas do país têm acesso a uma educação de qualidade e que será um diferencial na vida de cada um deles quando crescerem”.
Durante a abertura, a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, mencionou sua certeza sobre o propósito e missão da instituição que gerencia. “Que possamos compartilhar sonho e esperança, na convicção de estarmos desenvolvendo um trabalho para que a nossa educação não só evolua, mas alcance grandes resultados. O que é mais do que um propósito, é uma missão para nós, pois temos a plena certeza de que investir na educação significa investir na transformação do Brasil”.
O concurso
O 2º Prêmio Nacional de Educação foi instituído visando promover e reconhecer estudos e pesquisas dedicados às políticas públicas educacionais, com o propósito de subsidiar, incentivar a produção acadêmica e aprimorar a atuação do FNDE em sua gestão.
Saiba mais sobre o 2º Prêmio Nacional de Educação
Com informações do FNDE
Foto: Ministério da Educação