As inscrições são gratuitas!


O evento “Conversa com o autor”, busca fazer uma ponte entre pesquisadores e agentes governamentais, reunindo periodicamente autores e organizadores de livros, papers e revistas científicas para uma conversa informal com servidores públicos.

A iniciativa faz parte da estratégia da escola em disseminar pesquisas e conhecimento, buscando operar de forma que se promova uma verdadeira cultura da divulgação científica, para que agentes públicos tenham cada vez mais condições de tomar decisões baseadas em estudos e evidências.

Dessa vez, a conversa será com o autor Welles Matias de Abreu sobre o artigo “Participação política e gestão fiscal explicam desenvolvimento social nos municípios brasileiros?” da Revista do Serviço Público (Vol. 70-2019). O objetivo central é verificar se as variáveis relacionadas com participação política e gestão fiscal explicam significativamente o desenvolvimento social nos municípios.

Para tanto, observa-se que o processo participativo fortalece a promoção de iniciativas inclusivas, enquanto a gestão fiscal garante o cumprimento em especial da função estabilizadora, com vistas a promover o desenvolvimento social.

O resultado principal da pesquisa foi a constatação de significância estatística validando a existência de relação positiva do desenvolvimento social com a participação política e gestão fiscal. Assim sendo, instituições participativas politicamente e responsáveis do ponto de vista fiscal, além de melhorar a qualidade democrática, apresentam um círculo virtuoso buscando a redução da pobreza, rumo ao desenvolvimento social.

O encontro está marcado para o dia 24, às 15h, e será realizado na Biblioteca Graciliano Ramos, localizada na Enap. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Enap no YouTube.