A Escola Nacional de Administração Pública realizou, nesta quinta-feira (22), mais uma Conversa com o Autor. Esta edição contou com a participação do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e coordenador de Estudos e Políticas de Estado e Democracia no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Pedro Cavalcante. A discussão foi a respeito de seu trabalho Tendências na Administração Pública após a hegemonia da New Public Management: uma revisão de literatura, lançado no volume 70, nº 2, da Revista do Serviço Público (RSP).
Os processos de implementação das tendências de gestão, bem como na NPM, são apresentados de diferentes maneiras, variando de acordo com o contexto e o quadro institucional de cada governo. O artigo também conclui que a característica mais emblemática da Administração Pública contemporânea é a prevalência do fenômeno de governança que, em diferentes formatos, abrange a maioria dos princípios e diretrizes do pós-NPM discutidos na literatura.
Nesse sentido, o retorno do Estado e da burocracia pública como protagonistas são enfatizados, no entanto, longe do padrão hierárquico tradicional. O papel atual do serviço público é direcionado ao desenvolvimento de habilidades interdisciplinares, capacidades colaborativas, aumento da responsabilidade para a sociedade, bem como liderança com componentes interativos.
Confira o vídeo: