Chegou ao fim a sétima edição da Semana de Inovação, uma semana cheia de conteúdos e especialistas que abordaram o presente e, principalmente, o futuro do serviço público brasileiro. O último dia contou com mais um time de peso no ‘Astro Central’, palco principal do evento, entre eles, Anne Fisher, astronauta e primeira mãe a fazer uma viagem espacial, Steven Pinker, autor e professor de psicologia na Universidade de Harvard, Deirdre McCloskey, especialista em inovação e a professora de Economia da Inovação e Valor Público na University College London (UCL), Mariana Mazzucato.
O dia começou com o futurista Jamais Cascio, um dos 100 maiores pensadores globais segundo a revista Foreign Policy no painel “Agir para construir o futuro hoje”. Na conferência foi explorado questões como a busca de sinais de futuros emergentes no cotidiano e maneiras de construir soluções visando uma sociedade mais resiliente. Cascio falou sobre como tornar a criação de futuros possíveis numa prática exploratória diária e motivadora e provocou que a “inovação não é fazer algo novo. Significa pegar algo que já existe e reimaginar o que pode ser feito com isso".
Deirdre McCloskey, por sua vez, foi a responsável pelo painel "Como a inovação humana funciona". A autora de dezoito livros e cerca de 400 artigos acadêmicos discutiu como a cultura de inovação humana depende de processos de descoberta, exploração e empreendedorismo e ainda defendeu que "O Brasil pode ser mais que o país do futuro: pode ser um país enriquecido de todas as formas". Em seguida, foi a vez da também economista Mariana Mazzucato responder ‘qual o papel do Estado na jornada para futuros ousados?’.
A professora de Economia da Inovação e Valor Público na University College London (UCL), falou sobre qual o papel do governo e da sociedade nesse processo de futuros ousados e sobre o valor público e possibilidades de mobilização para ousar transformar o governo e a sociedade. Mazzucato ainda pontuou que "A última vez que pensamos em estruturas de governo, foi durante a TV preto e branco" e, portanto, que isso é algo que deve ser reconsiderado e realizado com frequência.
Quem respondeu como criar futuros mais cooperativos, justos e descentralizados, foi o economista Glen Weyl. Em seu painel, o especialista explorou possibilidades de organização do mercado e sociedade visando um aumento da prosperidade, igualdade e cooperação. "Precisamos de tecnologias sociais radicas. Tornar a ciência social e o empreendimento são fundamentais para a transformação", afirmou Glen, em uma das suas falas.
No painel predominantemente feminino ‘Futuros construídos e liderados por mulheres’, Anne Fischer contou sobre sua experiência na viagem para o espaço e deu recomendou “"No escritório da NASA, as mulheres são tratadas de maneira igual. Espero que outras indústrias sigam este exemplo". Junto dela, participaram do painel a CEO da Creditas, Regina Esteves, a escritora e empresária, Robyn Scott, a COO da Oracle, Marcelle Paiva, a cientista social, Nísia Trindade Lima, a Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio de Janeiro, Joyce Trindade.
O dia foi encerrado com o autor e professor de psicologia na Universidade de Harvard, Steven Pinker, na conferência ‘Racionalidade - Como inspirar a reflexão ponderada?’. O objetivo do mestre foi provocar as poderosas ferramentas de raciocínio como lógica, pensamento crítico , probabilidade, correlação e causalidade. O autor ensinou os usuários a aguçar os sentidos lógicos e a inspirá-los para a ação em direção à justiça social e ao progresso moral. Bem-humorado, Pinker, provocou quem o assistia com questionamentos, como "Se as pessoas podem ser racionais, por que a humanidade parece estar perdendo a cabeça?” e afirmações como “"A razão existe para o progresso humano".
A sétima edição da Semana de Inovaçao 2021, foi encerrado oficialmente com o discurso de Diogo Costa, presidente da Enap e Bruna Santos, diretora de Inovação da escola, que durante a fala, agradeceu os usuários e falou que “ainda há muito o que fazer. Temos a oportunidade de desenhar, juntos, o século XXI. De forma destemida e cooperativa.” O evento contou com mais de 360h de mais de 150 atividades nos mundos, 50h de conteúdo On Demand, além de mais de 30 palestrantes de renome nacional e internacional, mais de 40 pitchs de profissionais das mais diversas áreas, galeria virtual, oficinas, mesas redondas e Happy Hour regado a conversa interessante e reflexões de alto nível.
Sobre a Semana de Inovação
A Semana de Inovação 2021 tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Economia, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Anatel e o Governo Federal.
Em 2021, o evento, considerado o maior de inovação em governo da América Latina, chega a sua sétima edição. Com o tema “Ousar Transformar”, a Semana de Inovação 2021 acontecerá entre os dias 9 e 12 de novembro no formato online. Dataprev, Oracle, Huawei, NIC CGI, Microsoft, Serpro, Banco do Brasil, Embratel, EDS e AWS já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da Embaixada da Dinamarca, Sebrae, BID, República, Hepta, KES, Unilever, Banco do Nordeste, SENAI, ABDI, IMM, Embaixada dos EUA, Demos Helsinki e OCDE.