Especialistas de várias instituições compartilharam suas experiências na Enap-Campus Asa Sul


Foi realizada, nesta quarta-feira (20), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a 1ª Oficina de Desenvolvimento de Infraestrutura Subnacional. O evento teve como objetivo apresentar a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), sua missão, propostas de atuação e valores, bem como a visão estratégica para o desenvolvimento da infraestrutura nacional. Também mereceram destaque as experiências internacionais em planejamento e desenvolvimento de infraestrutura; as experiências de planejamento municipais e estaduais do Brasil; e os agentes e recursos para planejamento e investimento em infraestrutura.

Durante a abertura do evento, a presidente da Enap, Aline Soares, destacou que a Escola pretende dar ênfase ao tema do desenvolvimento e parcerias para infraestrutura e competitividade nos cursos e eventos de sua oferta durante o ano de 2019. “A Enap tem um importante papel na capacitação dos agentes públicos para que o Estado possa atuar de maneira a responder às demandas dos nossos cidadãos. Todos nós trabalhamos de modo a contribuir para a efetiva promoção do desenvolvimento”, disse.

O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, assinalou que um dos grandes desafios atualmente no Brasil é o de aumentar a produtividade do país, tendo o olhar voltado para a sociedade: “Infelizmente não estamos bem no quesito da produtividade. É importante identificarmos, nas organizações, aquilo que realmente funciona e cria valor, e que trabalhemos em cima disso”.

Por fim, o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord Faria, explicou que muitos dão uma ênfase exagerada para a tecnologia, mas que ela deve ser um recurso para atingir resultados: “A tecnologia é um meio, e não o fim. O fim que nós buscamos é o aumento da produtividade. Assim, a tecnologia deve ser usada como ferramenta para, ao final, atingirmos um aumento de produtividade em um contexto urbano”.

Desenvolvimento de Infraestrutura Subnacional é tema de destaque 2Desenvolvimento de Infraestrutura Subnacional é tema de destaque3

Sobre a oficina - A Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI) foi recentemente reformulada, passando a integrar a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC) no Ministério da Economia, tendo como principais atribuições a melhoria dos marcos regulatórios para investimentos em infraestrutura, priorização de projetos e o estímulo e coordenação de planejamentos de longo prazo, baseado no engajamento do setor público, do setor privado e da sociedade civil organizada. Assim, trimestralmente, a SDI pretende realizar oficinas sobre aspectos variados do desenvolvimento da infraestrutura em Estados e Municípios, tendo como tema, nesta primeira edição, o planejamento de longo prazo.

O público-alvo da atividade são governadores, secretários de estado, prefeitos, secretários municipais além de representantes de bancos de desenvolvimento (BNDES, BID, Banco Mundial, CAF), agências de cooperação e fomento (AFD, GIZ etc.), representantes da sociedade civil (CNI, CNDL) e do Governo Federal (Ministérios da Economia, do Desenvolvimento Regional e Presidência da República).