Presidente da Enap abriu nesta segunda-feira a Semana de Inovação 2020, evento online que reúne mais de 350 palestrantes internacionais e brasileiros durante quatro dias

Os efeitos da pandemia de Covid-19 provocaram neste ano uma série de transformações radicais para a sociedade, as empresas e os governos. Segundo o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diogo Costa, essas mudanças vieram para ficar e, daqui para frente, vão exigir uma reinvenção permanente de setor público para atender a população que precisa de serviços de qualidade e eficientes. 

“Inovar, reimaginar, reconstruir, não é mais apenas uma opção para empresas e governos, mas se tornaram um imperativo. Necessitamos cada vez mais nos reinventar”, disse Costa, na abertura que está sendo realizado neste ano de forma virtual.

Para o presidente da Enap, o combate à pandemia exigiu uma cooperação inédita de empresas, governos, universidade, laboratórios, que se viram com a necessidade repentina de identificar ameaças às sociedades e encontrar soluções para os problemas. “Ficou evidente que a cooperação funciona e que temos capacidade de adaptabilidade grande. Chegamos ao final do ano com mais otimismo do que no começo do ano”, acrescentou.

A Enap, afirmou Diogo Costa, foi uma peça importante no esforço do setor público para dar resposta à situação trazida pela pandemia. Segundo ele, houve uma agilização de processos, como a distribuição de bolsas em 48 horas ou a realização de quatro desafios de inovação aberta num período de um mês para tratar do tema da Covid. As inscrições em cursos da Enap atingiram a marca de 1,5 milhão neste ano.  

 A Semana de Inovação 2020 reúne mais de 350 palestrantes. Os debates, palestras e oficinas podem ser acompanhados pelo público em geral que deve se inscrever no site https://gov.br/enap/semanadeinovacao. As transmissões ocorrem na cidade virtual Entrelugar, especialmente criada para o evento. Um total de 20 mil pessoas deve participar da programação.

Na abertura da Semana de Inovação 2020, os participantes conheceram o formato virtual do evento neste ano. Foi apresentado um vídeo que mostra funcionamento do Entrelugar. A apresentação e a mediação dos debates ocorrem em um palco montado no Centro Cultural do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasil. Os mestres de cerimônia que apresentam os debates são os atores Adriano Siri, Ricardo Pipo e Adriana Nunes, da Cia de teatro “Os melhores do mundo”. 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
SunPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_7E10th_MarPM7th-0300R2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
MonPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_1E10th_MarPM1th-0300R2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
MonPM-03E_February-0300RFebPM-03_1C5_PM11_1E09th_FebPM1th-0300R2024
Concurso Inovação do Setor Público anuncia vencedores entre os 23 finalistas

A premiação englobou cinco categorias e teve recorde de votação

Publicado em:
WedPM-03E_November-0300RNovPM-03_0C5_PM00_3E45th_NovPM3th-0300R2023