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Conheça um pouco dos três projetos vencedores

O Diário Oficial da União publicou  dia 21/12 o resultado dos grandes vencedores do Desafio “Como podemos utilizar ferramentas diagnósticas para antecipar os riscos de adoecimento mental dentro do serviço público federal por meio da coleta e análise de dados? As soluções vencedoras foram ServBem, Lize e Care, primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

O desafio foi lançado dia 12 de novembro  com a proposta de realização de projetos rápidos e eficientes. Somente neste ano, a Enap lançou quatro desafios, em parceria com diferentes órgãos públicos, que contaram com a participação de mais de 2 mil pessoas. 

As soluções apresentadas neste desafio atendem aos requisitos do edital, como:

  •          Pensar em maneiras inovadoras e juridicamente possíveis para coletar dados
  •          Utilizar ferramentas tecnológicas que permitam diferentes análises dos dados coletados
  •          Pensar em formas de engajar servidores a compartilhar sua percepção do ambiente de trabalho e do clima organizacional
  •          Assegurar o sigilo dos dados, bem como o anonimato dos usuários
Veja os detalhes das soluções vencedoras

Primeiro lugar: ServBem

A equipe, que concorreu como pessoa física, criou protótipo de uma plataforma que consolida diversos indicadores e variáveis relacionados ao adoecimento mental provenientes de diferentes bases. A estratégia compreende a coleta, análise, interpretação, divulgação e utilização de dados de saúde mental. Propõe metodologia de identificação e mensuração de riscos de adoecimento. Com essas ferramentas e metodologias será possível auxiliar a identificação de problemas de adoecimento mental; auxiliar profissionais da saúde no diagnóstico e atuação personalizada em servidores com alto risco de adoecimento mental e oferecer aos gestores e chefes de recursos humanos informações para o desenvolvimento de iniciativas focadas em saúde mental, como programas, políticas e treinamentos. 

Segundo uma das integrantes da equipe, Aline Fernandes, houve muito aprendizado nas lives de preparação e nas mentorias realizadas.  “A gente tinha muitas ideias e demos prioridade ao que mais beneficiasse nosso público-alvo”, disse. Ela destacou ainda que o desafio envolve muitos assuntos, e cada integrante tem limitações próprias em função da sua área de atuação. Nesse aspecto, a orientação de especialistas foi fundamental para o melhor aproveitamento do tempo e organização das ideias.

Veja aqui o pitch de apresentação da solução ServBem 

Segundo lugar: Plataforma Lize

O propósito da Plataforma Lize é o de atender à crescente demanda em função dos riscos psicossociais que causam insatisfação, baixa produtividade, aumento da rotatividade e falta ao trabalho nas empresas. A solução tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do trabalhador, no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

A Lize é uma assistente virtual que conta com recursos de inteligência artificial e aprendizagem de máquina que promoverá engajamento com os avaliados para obter respostas assertivas sobre os reais fatores psicossociais (depressão, estresse e outros) e organizacionais e cruzará com informações embasadas e validadas cientificamente, supervisionada por profissionais de saúde mental. 

As ferramentas de big data tornam possível o cruzamento de informações e a identificação de indicadores para intervir de forma precoce. Segundo Rodinei Pereira da Silva, a equipe Pontualize, que apresentou a plataforma Lize, é uma startup que já trabalhava há dois anos com o desafio de levar saúde à população. “Quando nos deparamos com o desafio da Fundacentro, Enap e CNJ falamos: esse edital está a nossa cara”. Ele afirmou que  é uma satisfação participar de um desafio tão importante, que é a saúde mental, especialmente em um ano com pandemia. 

Confira o pitch da Plataforma Lize

Terceiro lugar: Plataforma Care

A plataforma Care é uma solução que envolve cuidado, apoio, enfrentamento dos fatores psicossociais do trabalho. A ideia é ajudar também os servidores a lidarem com os desafios da vida, interagindo de maneira lúdica e anônima, com o chatbot Zoe, que rastreia riscos psicossociais do trabalho e fontes de estresse. Os protocolos são todos baseados em evidências e avaliam domínios importantes para o trabalhador: conteúdo e tarefa, organização do trabalho, relações sociais, além de avaliar o estresse, percepção de saúde, apoio social, sono e internet. 

O chatbot Zoe - algoritmo especialista e proprietário - possibilita identificar e estratificar o risco populacional quanto aos fatores psicossociais do trabalho e o estresse, favorecer a 

ajuda precoce, aumentar o conhecimento e reduzir o estigma relativo à saúde mental. Os gestores podem implementar estratégias assertivas, orientadas para as necessidades dos servidores. 

Ana Peuker, integrante da Care, ressalta que o desafio “nos tirou da zona de conforto para pensarmos na solução para um problema tão complexo quanto este”. A Bee Touch, da plataforma Care, é uma startup que já havia participado de um hackaton no início da empresa. “Nosso compromisso é levar saúde mental, tecnologia e evidências para a saúde mental”, afirmou Ana Peuker. 

Veja o pitch de apresentação da plataforma Care

Sobre o desafio saúde mental

A idealização do desafio pela Fundacentro esteve a cargo de Erika Benevides, diretora de Pesquisa Aplicada. Ela destaca que as soluções apresentadas expressam a personalidade de cada equipe. Ela também esclarece que ainda falta a prova de conceito com as equipes vencedoras, que ocorrerá no início de 2021. Erika agradeceu à Enap, ao CNJ e às equipes técnicas, aos mentores que são especialistas em metodologias para diagnóstico e avaliação de risco em saúde mental, desenvolvimento tecnológico, segurança e proteção de dados e em pitch. O apoio aos participantes teve seis lives que você pode conferir no youtube da Enap.

A coordenadora-geral de Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Prêmios da Enap, Camila Medeiros, destaca a participação de startups e uma equipe formada por pessoas físicas que se organizaram em torno do desafio. “Mostra que existem pessoas articuladas fora do governo desenvolvendo soluções que podem nos ajudar a dar conta dos problemas públicos” afirmou.

A premiação dos vencedores é de R$ 50 mil, R$30 mil e R$ 20 mil, respectivamente.

Confira todas as informações, documentos, lives, resultados das etapas em enap.gov/desafios.