Inscrição cancelada com sucesso!

Curso foi estruturado para o desenvolvimento de competências para liderança, inovação e mudança

Encerrou nesta sexta-feira (27), o “Curso Internacional Imersivo para Mulheres na Liderança”, uma parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto Nacional Francês de Serviço Público (Insp), realizado em Paris. 

Com o objetivo de fortalecer lideranças femininas do governo brasileiro, a imersão durou uma semana e reuniu representantes de diversos órgãos públicos para uma experiência de excelência internacional, com nomes como as docentes Giséle Szczyglak, Flore Ozanne, Guila Clara Kessous e Deborah Autheman. 

Na programação, temas como políticas públicas francesas para liderança feminina; inovação no serviço público com foco em equidade de gênero; liderança positiva e inteligência emocional aplicada à gestão pública, tudo com foco no fortalecimento de redes de colaboração e desenvolvimento de competências estratégicas de liderança. 

A iniciativa trouxe, nesses cinco dias, fundamentos teóricos, estudos de caso e práticas colaborativas sobre temas fundamentais à liderança de mulheres em altos cargos. Ao todo, foram 30 horas de atividades.

"Mais do que um curso, este programa foi um espaço de transformação: fortaleceu lideranças femininas, teceu redes de apoio e abriu caminhos onde antes havia barreiras. O conhecimento adquirido é valioso, mas o poder coletivo que se formou é o que realmente seguirá fazendo a diferença", explica Cecília Lariú, coordenadora do curso e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Coordenação-Geral de Capacitação de Altas Lideranças da Enap.

Por meio de metodologia de abordagem interativa baseada nas experiências das participantes, apresentações, debates, trabalhos em grupo, estudos de casos reais, rodas de conversa e trocas em plenária, além de simulações e jogos, o curso tratou dos desafios e oportunidades enfrentadas por mulheres em todo mundo..

O curso buscou, também, entender questões sobre a dinâmica de poder, promover escuta ativa e colaborar com a construção de estratégias próprias para alcançar níveis mais altos em organizações ao longo da vida.

“Entre os pontos altos da imersão, destaco a troca de experiências com outras lideranças femininas do setor público presentes no curso, que ampliou minha visão sobre os desafios. Esses aprendizados fortalecem minha capacidade de liderar com empatia, equidade e foco em resultados”, relata a participante Juliana Paula de Paiva Oliveira, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Turismo.

“Espero construir ambientes de trabalho ainda mais colaborativos, inovadores e inclusivos, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados à sociedade, com maior eficiência e sensibilidade às diversas realidades presentes no país”, completa Juliana.

Além das aulas e atividades previstas, as alunas também visitaram o Senado Francês para participar de uma mesa-redonda com a Presidente da Delegação do Senado para os Direitos das Mulheres, Dominique Verien, e outras três senadoras, onde foram tratados temas como a participação das mulheres francesas nos espaços de poder, suas carreiras nas áreas científicas, entre outros assuntos. Destaque também para aula sobre liderança positiva, com foco em “Inteligência Heartficial” e “Habilidades Sutis”, com a docente Guila Clara Kessous, “Artista da Paz da UNESCO”, “Embaixadora da Paz”, reconhecida como uma das doze “mulheres que moldam o futuro” pela Harvard Business Review França.

Du Service Public 

O Institut National du Service Public (INSP) é a principal instituição francesa responsável pela formação de altos funcionários do Estado. Criado em 2022 para suceder a tradicional École Nationale d’Administration (ENA), o INSP tem como missão preparar profissionais altamente qualificados para exercer funções estratégicas na administração pública, promovendo uma gestão moderna, inclusiva e voltada para o interesse público. Com sede em Estrasburgo e atuação nacional e internacional, o instituto oferece programas de formação inicial e contínua, além de fomentar a pesquisa aplicada em políticas públicas e governança.

Update cookies preferences