Inscrição cancelada com sucesso!

Escola participou do lançamento da versão 2.0 da ferramenta InovaCPIN , que incentiva inovação por meio de compras públicas

Ciro Neves
Além da Enap, outras duas instituições passaram a figurar como parceiros da plataforma: a CGU e a AGU
Além da Enap, outras duas instituições passaram a figurar como parceiros da plataforma: a CGU e a AGU

Nesta quinta-feira (21), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) da plataforma InovaCPIN, voltada a compras públicas para inovação. A cerimônia foi realizada na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília (DF).

A assinatura do documento ocorreu durante o evento de lançamento da versão 2.0 da ferramenta. Além da Enap, outras duas instituições passaram a figurar como parceiros da plataforma: a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU).

O objetivo central da plataforma é contribuir com a jornada de compras pública para inovação e estimular todo o ecossistema de inovação no Brasil com maior segurança jurídica, considerando os diversos instrumentos disponíveis a partir do novo marco legal de ciência, tecnologia e inovação.

A presidenta substituta da Enap diretora executiva da Escola, Natalia Teles, afirmou que a diversidade dos órgãos públicos e das instituições parceiras da plataforma demonstra o compromisso de todos em torno da agenda de inovação.

“A inovação é necessária para a sobrevivência, inclusive do governo, do Estado. Temos uma veia inovadora no Brasil, o governo é responsável por importantes inovações, hoje disseminadas e usadas por todo mundo. A parceria firmada hoje concretiza e reforça esse nosso papel”, ressaltou.

Veja mais fotos da cerimônia

Ricardo Capelli, diretor da ABDI, afirmou que inovação significa desenvolvimento econômico e geração de empregos e, por isso, a chegada dos novos parceiros e a da versão 2.0 da plataforma são mais que bem-vindos para impulsionar o desenvolvimento do país.

“Inovação é a busca permanente do ponto de equilíbrio entre risco e recompensa, o que faz e deve fazer o nosso país andar para frente. Estou muito feliz com a iniciativa, com os novos parceiros e com o lançamento do CPIN 2.0”, destacou.

Ainda em torno da pauta, Capelli mencionou que recentemente esteve na Enap para participar da Semana de Inovação. A 10ª edição do evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro, contou com mais de 15 mil inscrições e ofereceu mais de 400 atividades simultâneas para tratar sobre iniciativas inovadoras com o tema “Novas Formas de Cuidar”.

“A Enap é fundamental. Participei da Semana de Inovação e afirmo que nós temos que abrir a cabeça dos servidores que estamos formando. Não se pode entrar na administração pública com a cabeça fechada, tem que ter coragem”, refletiu.

Além das autoridades mencionadas, a cerimônia contou ainda com a presença da secretária-executiva da Controladoria-Geral da União (CGU), Eveline Brito, e do advogado adjunto da AGU, Flávio José Roman.

Sobre a plataforma InovaCPIN
Lançada em 2022 por meio de ACT entre ABDI, Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), é a primeira plataforma exclusivamente destinada a compras públicas para inovação no Brasil.

A ferramenta conta com a trilha de planejamento, um quiz com perguntas e respostas orientativas sobre os instrumentos adequados, além de uma curadoria de conteúdos especializados relacionados a compras públicas para inovação, organizados em uma biblioteca virtual com apresentação intuitiva, acessível e prática.

A iniciativa permite a colaboração entre o setor público e privado, buscando soluções criativas para os desafios enfrentados pelo governo. Com mais de 10 mil usuários ativos, a ferramenta oferece recursos e ferramentas para facilitar a adoção de práticas de compras públicas que incentivem o desenvolvimento tecnológico.