Em sua primeira edição, o curso de pós-graduação Lato sensu teve 21 alunos aprovados no processo seletivo, dos quais 18 foram aptos a receber a certificação


Foi realizada na quinta-feira (28), no Campus Asa Sul da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a cerimônia de encerramento do Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O curso foi ofertado com o objetivo de desenvolver e aprimorar capacidades necessárias à realização de atividades nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, em diferentes esferas do governo brasileiro. A capacitação teve início em 2017, após processo seletivo direcionado a servidores, técnicos, analistas, pesquisadores, gestores, dirigentes da Administração Pública Federal, entre outros profissionais envolvidos com a produção de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. Os participantes são oriundos de diversos órgãos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Embrapa; Agências Reguladoras; Agência Espacial Brasileira; Controladoria-Geral da União; Banco Central; e Ministério da Economia.

Estiveram presentes à cerimônia de certificação a presidente da Enap, Aline Soares, o professor Antônio Carlos Filgueira Galvão, o diretor de Tecnologias Estruturantes (representando o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações), Jorge Mário Campagnolo, além do assessor da Diretoria de Planejamento e Gestão e Representante da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii), Fábio Stallivieri.

especializacao2  especializacao3

O representante dos alunos, Júlio Leite Cardoso, afirmou em seu discurso que os governos mais evoluídos têm trazido o tema de Ciência, Tecnologia e Inovação para o centro de suas discussões. “Quando isso não acontece, os governos acabam se tornando desconectados de seus cidadãos e de suas necessidades”, disse.

Sobre a Especialização Lato Sensu na Enap - tem como objetivo formar servidores públicos para que eles possam contribuir com o desenvolvimento, inovação e aprimoramento de políticas públicas e da gestão governamental no âmbito do Estado brasileiro, a partir da ampliação da sua capacidade crítica e analítica sobre a realidade brasileira, seus processos decisórios e suas ações governamentais.

O programa existe desde 2002 e, entre os anos de 2015 e 2018, foram inseridas estratégias de ampliação e inovação, a fim de provocar maior impacto da formação em nível de pós-graduação para os servidores públicos, mediante a oferta de 16 turmas de 12 programas de pós-graduação, entre eles, o Curso de Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Clique aqui para conferir as fotos da cerimônia.