Inscrição cancelada com sucesso!

Representantes participaram de mesas temáticas, palestras, estande e talkshow do evento nacional, para apresentar iniciativas e estratégias da Escola

Karol Ribeiro

Durante os dias 18, 19 e 20 de junho, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) esteve presente no Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sipec, realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O evento teve como objetivo promover uma visão sistêmica sobre a gestão de pessoas e as relações de trabalho no serviço público federal.

No primeiro dia, a Escola apresentou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), a Escola Virtual de Governo (EV.G) e participou do painel sobre O cenário atual da gestão de pessoas no Brasil: desafios e oportunidades, com mediação da secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Regina Camargos. O diretor de Gestão Corporativa da Enap, Lincoln Moreira, a coordenadora-geral de Inovação em Gestão, da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI), Juliana Legentil, e o superintendente de Recursos Humanos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prof. Alex Alves, foram os palestrantes.

O diretor da Escola destacou o uso de analytics para otimizar a alocação de pessoas no serviço público e elencou programas como o curso de formação para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que é responsabilidade Enap, e projetos que buscam melhorar a mobilidade e a eficácia dos servidores. "Utilizamos análise comportamental para alocá-los de maneira mais adequada, garantindo a compatibilidade entre o perfil individual e as necessidades do cargo. Isso resulta em maior engajamento e melhor produtividade organizacional", explicou.

Segundo dia

No painel A Trajetória Internacional Recente: balanço e perspectivas e lançamento do livro do BID 2024, realizado no segundo dia de evento, teve como painelista o diretor de Altos Estudos, Alexandre Gomide, que debateu juntamente com o líder em Modernização do Estado no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mariano Lafuente, e o consultor junto ao BID, Felipe Drumond.

Intitulada como Transformando a Gestão de Pessoas na Administração Pública: desafios e princípios pós-gerencialistas, a apresentação do diretor abordou a evolução da gestão de pessoas no contexto pós-gerencialista e destacou a transição do modelo de New Public Management (NPM) - focado na eficiência, redução de custos e orientação para o cliente - para o modelo Neo-Weberian State (NWS), que valoriza coordenação, bem-estar e cooperação na resolução de problemas complexos.

Gomide também enfatizou a necessidade de uma "estabilidade ágil" que combine a manutenção de regras e procedimentos com a capacidade de adaptação e inovação frente a novas demandas. Ele propôs um sistema de gestão de pessoas que valorize o mérito, a ética, a diversidade e o desenvolvimento contínuo de competências.

Em seguida, foi a vez da mesa temática Mulheres no Serviço Público - políticas de gestão de pessoas e a melhoria do Estado. “Temos a outorga do Estado brasileiro para atuar na definição de políticas públicas que atinjam toda sociedade. Quando pensamos em experiência, não somente a profissional ou a acadêmica interessam. A experiência de vida das pessoas é fundamental”, defendeu Iara Alves, diretora de Educação Executiva da Enap, que participou do momento ao lado da líder técnica de Equidade Racial e de Gênero da organização sem fins lucrativos Motriz, Giszele Silva, e da coordenadora de Articulação e Redes do Movimento Pessoas à Frente, Luana Dratovsky.

O programa de Desenvolvimento de Líderes (LideraGOV), com o debate direcionado para liderança, engajamento de pessoas e equipes, tomada de decisões, desenho de cenários futuros, entre outras temáticas voltadas para gestão e liderança de alto impacto, marcou presença na programação do TalkShow junto com a Semana e Inovação, que terá como tema em 2024 “novas formas de cuidar”. A 10ª edição será entre os dias 29 e 31 de outubro.

Encerramento 

Para fechar a participação da Enap no evento, o coordenador-geral de Ciência de Dados, Pedro Masson, dividiu mesa com a pesquisadora Ana Claudia Medeiros, com a professora da Universidade Federal do Ceará (UFCE), Ana Paula Pinho, e o professor Otávio Augusto Cruz no painel sobre Mobilidade – cenário atual, estudos e pesquisas. A apresentação de Masson abordou a análise de dados sobre mobilidade burocrática e seus impactos na administração pública brasileira.

Ele destacou a cooperação institucional entre Enap, Banco Mundial e Instituto República, que visa diminuir os custos de pesquisa e facilitar a integração de outras instituições. O estudo se concentra nas movimentações de servidores por meio do uso de dados do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) para analisar e classificar os vínculos e lotações dos servidores, medir o tempo de permanência nas organizações e calcular as taxas de rotatividade. A apresentação destaca a importância de dados precisos para a tomada de decisões e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

Sobre o Encontro

O Encontro Nacional é uma iniciativa do Ministério da Gestão e contou com a participação de mais de 500 profissionais atuantes nos mais de 200 órgãos e entidades integrantes do Sipec, do Executivo Federal.

No encontro, os participantes conheceram mais sobre os temas que movimentam a gestão de pessoas da administração pública federal, como: LideraGov; PNDP; PGD; GECC; SouGOV; Currículo e Oportunidades; Avaliação de Desempenho; Observatório de Pessoal; DFT; Fábrica de Digitalização; entre outras temáticas.

A inovação este ano foi a Feira Temática do Ciclo Laboral e suas inter e transversalidades. A feira estava composta por estandes com painéis interativos, que permitiram explorar na prática os principais projetos estratégicos e processos de trabalho da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MGI).

Com informações do MGI.