O objetivo é aperfeiçoar os participantes para a abordagem de situações concretas e desafiadoras vividas nos Ministérios


A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) iniciou, nesta quinta-feira (28), o Ciclo de Formação para Secretários Executivos e Secretários Especiais Ministeriais. Durante a fala de abertura, a presidente da Enap, Aline Soares, destacou que o ciclo foi desenhado a partir da necessidade de quadros sempre mais qualificados e responsivos. “O Estado responde à demanda do cidadão e este, por sua vez, deseja um serviço público eficiente, alinhado às suas necessidades e que esteja pronto para responder e verificar o valor público das suas próprias entregas. Para que isso ocorra, é muito importante que nós tenhamos competências claramente identificadas e desenvolvidas”, disse.

Aline explicou também que a Enap busca incessantemente ofertar aos seus alunos conhecimento de ponta, agregando-o ao que precisa ser feito para melhorar as entregas ao cidadão. “Nós esperamos que este curso faça com que vocês estejam cada vez mais preparados para cumprir a verdadeira missão, que é contribuir para um país melhor”, finalizou.

DSC 0351
O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, ressaltou que é muito importante que esse público seja capacitado: “Estamos em um novo governo, com novos projetos, com uma nova esperança, onde temos muitas coisas para fazer e entregar, porém é importante destinar tempo para capacitação. É fundamental que possamos aprender e participar de exercícios que vão nos ajudar a entregar os serviços públicos aos cidadãos da melhor maneira possível”.

A atividade contou com uma palestra ministrada pelo professor Vicente Falconi, na qual foram destacados elementos essenciais ao alcance de resultados na gestão pública, como liderança, conhecimento técnico e utilização de métodos claramente definidos.

IMG 6108
Sobre o Ciclo:

A atuação dos secretários-executivos e especiais no contexto dos ministérios é fundamental quando se considera a própria complexidade do Estado. Em seu conjunto, esses profissionais lidam com uma ampla rede de demandas e serviços e, por essa razão, são importantes agentes no processo de articulação organizacional visando à efetividade das políticas públicas.

Atenta ao papel estratégico desses profissionais, a Enap abre espaço para um ciclo de formação para esse público, buscando alternativas de ensino-aprendizagem dinâmicas e responsivas às necessidades cotidianas do trabalho. É ofertada uma capacitação de alto nível, abordando, de forma prática, os principais temas de desafios do campo de atuação, a fim de aperfeiçoar os participantes para o enfrentamento de situações desafiadoras vividas na Administração Pública.