A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) participou do III Simpósio Ibero-Americano de Inovação Pública, realizado nos dias 23 e 24 de setembro, em Madri, na Espanha. Organizado pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), em parceria com o Instituto Nacional de Administração Pública (INAP) da Espanha e o Instituto Nacional de Administração (INA) de Portugal, o evento proporcionou um espaço para o intercâmbio de ideias e boas práticas sobre inovação e liderança na gestão pública, conforme o cronograma de atividades do CLAD.
O simpósio teve como foco discutir os desafios da liderança pública, explorar ferramentas de inovação aplicadas à gestão e refletir sobre a melhoria do espaço administrativo europeu. O encontro também reforçou a importância da cooperação entre governos e administradores públicos frente às transições ecológicas e digitais. Em sessões dinâmicas, os participantes trocaram perspectivas e debateram questões práticas, com o intuito de contribuir para o fortalecimento da inovação no setor público.
Na oportunidade, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, abordou o desenvolvimento de liderança e a transformação na gestão do trabalho no governo federal brasileiro, destacando duas iniciativas principais: o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e o LideraGOV. Ela explicou que o PGD é um instrumento de gestão por resultados que visa melhorar o desempenho das organizações públicas no Brasil.
“O programa conecta as estratégias institucionais com os produtos, serviços das unidades organizacionais e as tarefas individuais dos colaboradores e já foi implementado em 78% das organizações do governo federal, com 30% dos colaboradores participando, sendo que 16% trabalham em regime híbrido ou de teletrabalho."
Betânia destacou a importância de novas ferramentas e líderes preparados para gerir o trabalho de forma mais eficaz, já que o controle tradicional de presença não é mais suficiente para garantir os resultados desejados. Evidências mostraram que o programa não só melhorou a produtividade e a qualidade, mas também trouxe desafios como a necessidade de mais planejamento e gestão eficaz de equipes.
“O LideraGOV, por sua vez, é um programa de formação de liderança voltado para funcionários públicos federais, com ênfase em inovação e impacto estratégico. Ele oferece 136 horas de capacitação, mentorias coletivas e individuais, e atividades práticas voltadas para resolver problemas públicos. Com um processo seletivo que valoriza a diversidade, o programa já formou quatro turmas, e 66,2% dos seus egressos ocupam hoje cargos de liderança”, detalhou.
A presidenta também destacou, na apresentação, os prêmios conquistados pela Enap, como o 6º Prêmio Espírito Público 2024 na categoria de gestão de pessoas e o impacto esperado das iniciativas de liderança e inovação no setor público brasileiro.
O evento contou com a participação de especialistas em inovação pública, como diretores de laboratórios de inovação e funcionários governamentais comprometidos com a integração de objetivos de inovação na gestão estratégica das instituições públicas.