Projeto de cooperação prevê o desenvolvimento de gestores do governo da Região Autônoma do Príncipe


Foi dado início ao projeto de cooperação Desenvolvimento de Gestores do Governo da Região Autônoma do Príncipe, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e implementado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o governo de São Tomé e Príncipe (STP). As primeiras atividades foram realizadas de 27 a 31 de agosto de 2018, na Região Autônoma do Príncipe.

O objetivo é contribuir com os processos de capacitação dos gestores públicos da Região Autônoma do Príncipe, por meio de ações de treinamento técnico das equipes locais para implementar o Plano de Desenvolvimento de Gestores (PDG). O PDG deverá garantir que os gestores do Príncipe desenvolvam suas competências nas áreas de planejamento, gestão estratégica, gestão de projetos, liderança, gestão de pessoas, governança e desenvolvimento.

As atividades realizadas na primeira missão foram:

1ª Oficina de Capacitação para implementação do PDG no Príncipe - A atividade teve a participação de 12 servidores convidados, que constituíram a equipe de execução, acompanhamento e monitoramento do PDG. A partir das conclusões de todos os debates, constituiu-se a Equipe Técnica que irá executar, monitorar e avaliar o PDG, subsidiando o Serviço de Administração Pública.

1ª Oficina de Reestruturação do Serviço Regional da Administração Pública - A oficina foi realizada com a participação de 21 servidores convidados, incluindo uma servidora do governo central de São Tomé. O objetivo da oficina foi construir coletivamente uma proposta de reestruturação para o Serviço Regional de Administração Pública, que atenda às necessidades da administração e dos usuários internos e externos

Os responsáveis pelas atividades foram o diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, e a colaboradora da Enap, Sonia Goulart.

Mais sobre a cooperação - O compromisso com São Tomé e Príncipe, por meio do projeto de cooperação técnica Desenvolvimento de Gestores do Governo da Região Autônoma do Príncipe, tem como principal missão gerar resultados sustentáveis para a administração pública e a sociedade principenses, por meio do desenvolvimento das capacidades dos gestores do Governo Regional do Príncipe.

A partir do diagnóstico prévio com o levantamento das necessidades de formação e propostas de iniciativas para a capacitação dos servidores do Príncipe, a estratégia do projeto prevê atividades de desenvolvimento de competências de gestores em posição de chefia e gerenciamento — iniciativas a serem realizadas tanto em Príncipe, como na Enap e a distância,  a formação de uma equipe de multiplicadores de conhecimento, a formação em nível de pós-graduação strictu sensu de gestores públicos que operacionalizam as políticas e programas governamentais e a realização de oficinas com vistas à reestruturação administrativa da Direção Regional de Administração Pública do Governo da Região Autônoma do Príncipe.