Projeto de cooperação prevê o desenvolvimento de gestores do governo principense


Foi realizado, de 26 a 30 de novembro, na Região Autônoma do Príncipe, o Curso de Planejamento e Gestão Estratégica. A capacitação faz parte do projeto de cooperação Desenvolvimento de Gestores do Governo da Região Autônoma do Príncipe, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e implementado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o governo de São Tomé e Príncipe (STP).

Este curso contou com a participação de 37 servidores, dentre gestores e técnico, do Governo da Região Autônoma do Príncipe. Participaram desta atividade, como representantes e facilitadores, os servidores Wendy Willian Balotin e Adriano Caetano Santos.

Teve carga-horária de 30 horas/aula e sua abordagem buscou desenvolver com os participantes uma visão de gestão estratégica e planejamento focada na realidade local, de forma prática e elucidativa dos desafios presentes no trabalho desses gestores.

“O curso de Planejamento e Gestão Estratégica constitui uma parte importante do projeto. Com o objetivo de criar capacidade de pensar e agir estrategicamente, o curso reforçou a necessidade de entender e fortalecer a necessidade de comunicação entre atores, selecionar e priorizar problemas e elaborar e gerir planos de ações utilizando instrumentos de facilitação de grupos”, explicou Wendy Balotin.

Mais sobre a cooperação - O compromisso com São Tomé e Príncipe, por meio do projeto de cooperação técnica Desenvolvimento de Gestores do Governo da Região Autônoma do Príncipe, tem como principal missão gerar resultados sustentáveis para a administração pública e a sociedade principenses, por meio do desenvolvimento das capacidades dos gestores do Governo Regional do Príncipe.

A partir do diagnóstico prévio com o levantamento das necessidades de formação e propostas de iniciativas para a capacitação dos servidores do Príncipe, a estratégia do projeto prevê atividades de desenvolvimento de competências de gestores em posição de chefia e gerenciamento — iniciativas a serem realizadas tanto em Príncipe, como na Enap e à distância,  a formação de uma equipe de multiplicadores de conhecimento, a formação em nível de pós-graduação strictu sensu de gestores públicos que operacionalizam as políticas e programas governamentais e a realização de Oficinas com vistas à reestruturação administrativa da Direção Regional de Administração Pública do Governo da Região Autônoma do Príncipe. O projeto prevê, ainda, o monitoramento à distância das atividades realizadas pelas equipes de capacitação e restruturação e a realização de Oficinas de avaliação do projeto.