Acordo estabelece regras para o uso dos serviços oferecidos pela EV.G pelo Centro de Formação da Câmara

Na última quinta-feira (2), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor/CD) assinaram termo de adesão ao protocolo de intenções da Escola Virtual de Governo (EVG), que estabelece as bases de cooperação técnica e operacional para promover atividades de capacitação na modalidade a distância.

A solenidade foi realizada em Brasília e contou com a participação do presidente da Enap, Diogo Costa; do diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Paulo Marques (remoto); do coordenador-Geral de Produção de Web da Enap (substituto), Danilo Santana; da coordenadora-Geral de Execução de Cursos da Enap, Suzana Neiva Santos Ghazale; do diretor-Geral da Câmara dos Deputados, Celso Antônio Correia de Barros Correia Neto; da diretora do Cefor, Juliana Werneck de Souza; e do diretor da Coordenação de Educação a distância do Cefor, Márcio Martins.

O objetivo da parceria consiste na gestão centralizada e otimizada, na plataforma EV.G, de serviços de hospedagem, gestão acadêmica, emissão de certificados, histórico escolar e outros eventos correlatos. Essa concentração de serviços na plataforma permite que instituições partícipes, como o Cefor, possam ter autonomia e concentração de esforços na criação de cursos, definição de metodologias educacionais, gestão e análise de resultados, bem como definição de políticas de capacitação em sua área de atuação.

Segundo o presidente da Enap, com a parceria será possível atravessar as fronteiras entre os poderes e proporcionar formação e desenvolvimento dos servidores. Além dos cursos a distância, abrem-se possibilidades de ofertas de diferentes formas de intercâmbio e cooperação entre as partes. “Com essa união entre Enap e Cefor, a maior escola de governo do legislativo, nós vamos juntar forças para ampliar a educação a distância por meio da nossa Escola Virtual, a EV.G”, afirmou Diogo Costa.

Para o diretor-geral da Câmara dos Deputados, a assinatura é o primeiro passo de uma grande parceria entre as instituições e a expectativa de maior aproximação e trocas de experiências entre os poderes. “Essa é uma possibilidade de fazermos história. É com muita satisfação que formalizamos essa parceria e também é o reconhecimento da qualidade e proposta inovadora da Escola Virtual.”


Sobre a EVG

O Portal surgiu em 2018, como a proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes com origem na oferta descentralizada de cursos.

Atualmente, a EV.G conta com  75 parceiros conteudistas, localizados em diferentes esferas e poderes da Administração Pública. Dentre os parceiros, estão TCU, Abin, Bacen e também instituições internacionais, como o Instituto Superior de Administração Pública de Moçambique.

O portal da EV.G. já disponibiliza aos seus usuários (servidores públicos e qualquer interessado cadastrado, nacional ou internacional) um leque de 302 cursos divididos em 26 áreas temáticas. 

Hoje existem 32 programas de certificações avançadas. Essas certificações são possíveis de serem emitidas, no caso dos usuários cumprirem, dentro de um tempo determinado, uma quantidade de cursos correlacionados a um programa de certificação previamente desenvolvido. 

Informações: https://www.escolavirtual.gov.br

Sobre o Cefor

O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) tem o objetivo de desenvolver competências técnicas e gerenciais dos servidores, de forma alinhada às missões constitucionais da Câmara dos Deputados - representar, legislar e fiscalizar - e às diretrizes do seu planejamento estratégico. Paralelamente, dedica-se à pesquisa acadêmica, por meio de seu programa de mestrado em Poder Legislativo e de vários cursos de pós-graduação lato sensu (especialização). 

As ações de capacitação dos servidores dão-se por meio da oferta de cursos presenciais ou a distância, palestras e seminários ou, ainda, por meio da prospecção de oportunidades de formação e treinamento oferecidas por outras instituições, desde que se adequem às demandas da Câmara dos Deputados no que diz respeito às competências técnicas que precisam ser desenvolvidas.

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