Brasil precisa resgatar o planejamento estratégico!


Brasil investe muito pouco em infraestrutura em comparação a outros países. E precisa melhorar a produtividade, a avaliação de riscos e a redução dos impactos ambientais.  É o que afirma o coordenador de Operações de Desenvolvimento de Infraestrutura do Banco Mundial, Paul Procee, em entrevista à Enap.

De acordo com o coordenador, o investimento do Brasil em infraestrutura é de aproximadamente 2% do PIB desde os anos 1990, muito abaixo de economias emergentes grandes, como a Índia e a China, que investem entre 4% e 6% do PIB no setor. O Brasil precisa investir algo em torno de 4% do PIB.

“O Brasil é um país com grandes recursos naturais e não podemos perder a questão da importância da avaliação ambiental que, atualmente, é vista por alguns agentes privados como um entrave. Mas pode passar a ser visto como elemento fomentador do investimento privado”, explica o coordenador, ao defender uma melhor avaliação e mudança nos serviços como saneamento, drenagem e logísticas na mobilidade urbana que tem como objetivo promover o fortalecimento das equipes técnicas na avaliação de riscos nas áreas ambientais.

Procee diz que é importante o governo ter estrutura específica para gerenciar investimentos. “Os países que foram bem-sucedidos na área de investimento sempre tiveram estruturas fortes na área de projetos. A nível de governo o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) é o agente que vai fazer o controle de qualidade dos projetos, dando apoio técnico na estruturação e avaliação dos riscos e no controle de qualidade dos projetos aproximando os investidores privados”, diz o coordenador.

Confira o vídeo: Clique aqui!