Missão da presidente da Escola aos Estados Unidos envolveu participação em painel sobre cenário político na América Latina e comemorações do 90º aniversário da USC Price



uscprice1O cenário político em evolução na América Latina foi o foco de um painel comemorativo do aniversário de 90 anos da USC Price, ocorrido no último dia 26 e contou com a presença de representantes da administração pública brasileira e mexicana.

A discussão também abordou questões de políticas públicas, mudanças na política externa e suas implicações nas políticas públicas e nas vocações da administração pública em cada país.

Antes do painel, houve a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) com o objetivo de estabelecer relações entre a Escola Nacional de Administração Pública, a USC Price e o Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey (México), especialmente nas áreas de educação e pesquisa.

Foram signatários do MOU: pela USC Price, o reitor Jack H. Knott e o vice-presidente para iniciativas estratégicas e globais, Anthony Bailey; pelo Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey, o reitor Alejandro Poire; e pela Enap, a presidente Aline Soares.

Knott afirmou ser magnífico formalizar essa relação com as instituições de cada um dos países: “Estamos comprometidos com o diálogo aberto, fazendo pesquisas e aplicação de conhecimento para tentar resolver os problemas políticos,” disse o reitor da USC Price.

Aline Soares observou que o Brasil enfrenta vários desafios de desigualdades sociais, pobreza e educação: “Há uma crise econômica no país, com taxas de impostos regressivas e um sistema previdenciário insustentável que necessita de reforma urgente”. Ela afirmou que, para tornar o Brasil um país competitivo, o caminho passa pelo fortalecimento institucional e pela capacitação em todo o sistema governamental. Ressaltou que a Enap trabalha com todos os 22 ministérios, além das agências reguladoras, a fim de para aumentar a capacidade do governo central brasileiro, e que a importância desse esforço é refletida na realização da parceria com a USC Price.

uscprice

Fotos: Deirdre Flanagan