José Salibi foi o convidado desta primeira edição


A Escola Nacional de Administração Pública realizou, nesta segunda-feira (24), palestra sobre o tema “Gestão do Amanhã”, ministrada pelo autor de bestsellers na área de gestão e cofundador da HSM, José Salibi. A atividade faz parte da série Enap #Fronteiras e Tendências, um ciclo de conversas regulares desenvolvidas num formato dinâmico e interativo para promover a discussão de temas atuais e relevantes para o governo, mediante a participação de renomados especialistas.

Com o objetivo de propiciar um constante aprendizado às lideranças da administração pública, o evento é voltado ao seguinte público: secretários-executivos; secretários especiais; assessores especiais; secretários nacionais; diretores; assessores; demais servidores em posições de liderança em ministérios e na Presidência da República, autarquias, fundações e agências; além de dirigentes e conselheiros de empresas públicas e de economia mista; altos dirigentes dos poderes legislativo e judiciário, e de entes subnacionais.

Em sua fala, o presidente da Enap, Diogo Costa, ressaltou os propósitos da Escola: “O desafio de uma sociedade de conhecimento é que quando falamos em mudar a gestão, isso significa mudar a cultura. A Enap foi criada com o intuito de ser agente de mudança, focada não na cultura já existente, mas na criação de uma nova cultura do setor público brasileiro”.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, destacou que é necessário resgatar a confiança dos cidadãos: “Precisamos melhorar nosso trabalho para que a sociedade reconheça exemplos de excelência no governo brasileiro. Essa é a mudança de cultura que devemos ter: criar um serviço público excelente e recuperar a confiança dos nossos cidadãos”.

IMG 0777Sobre o palestrante: autor de bestsellers na área de gestão e cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva, José Salibi conviveu e trabalhou por mais de duas décadas com os principais pensadores da gestão mundial, incluindo Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter, Philip Kotler, Tom Peters e Jim Collins, e com líderes mundiais como Bill Clinton, Al Gore e Tony Blair.

Durante sua palestra, Salibi abordou o que é preciso saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na quarta revolução industrial, convidando à reflexão sobre como o setor público deve estar alinhado às mudanças da sociedade se quiser ter um papel impulsionador do progresso social.