Inscrição cancelada com sucesso!

Evento de boas-vindas aos candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi realizado nesta terça-feira (8) na Academia Nacional de Polícia

Bell Vilanova

Começou nesta terça-feira (8) o curso de formação para a carreira de Analista de Infraestrutura (AIE) no âmbito do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As aulas, oferecidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), serão realizadas presencialmente no Polo Torre, localizado na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília (DF).

Pela manhã, os candidatos do curso de formação, que é uma etapa obrigatória, classificatória e eliminatória do CPNU, receberam as boas-vindas e as primeiras orientações no auditório da ANP. Representantes da Enap e da ANP recepcionaram as seis turmas que cursarão as aulas da formação da carreira de AIE até julho.

A diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves, apresentou o Guia do Aluno, documento que detalha pontos importantes para a fase do curso de formação. No guia, é possível encontrar informações sobre frequência, avaliações de aprendizagem, certificação e auxílio financeiro.

"A carreira de vocês chegou a um patamar de carreira transnacional, um patamar de uma carreira estratégica dentro do estado brasileiro. E ter a formação na Enap, uma formação de 440 horas, é a maior sinalização do quanto essa carreira é estratégica para o Estado brasileiro", exaltou Iara. "Eu dou as boas-vindas a todos vocês que chegaram até esse momento", completou.

Em seguida, o diretor de Gestão Corporativa da Enap, Lincoln Moreira, trouxe aos candidatos informações sobre secretaria escolar, auxílio financeiro e linhas de ônibus que atendem o campus.

“Vamos fazer um curso diferente, um curso que realmente ficará na história da formação de Analistas de Infraestrutura. Por meio do ambiente virtual de aprendizagem, vocês podem falar conosco, sugerir e mandar feedbacks sobre o curso. Contamos com todos vocês para que essa jornada seja de parceria”, destacou Lincoln.

Para esclarecer as recomendações de uso do espaço do Polo Torre, Luciana Carvalho Mota, chefe da Divisão de Execução de Cursos da ANP, apresentou um vídeo mostrando a estrutura disponível para os candidatos. No espaço, as turmas dos cursos de formação poderão contar com restaurante, lanchonete, academia, pista de corrida, biblioteca e alojamento.

“Sejam muito bem-vindos. A gente recebe vocês de braços abertos, receberemos todos com muito carinho assim como quando realizamos os cursos de formação dos nossos servidores”, concluiu Luciana.

Projeto pedagógico 

O Projeto Pedagógico do Curso de Formação da carreira de AIE foi apresentado aos candidatos pela coordenadora-geral de Formação Inicial da Enap, Carolina Pereira Tokarski, e pela coordenadora do curso, Suzana Ghazale.

“A gente estruturou este curso com a participação de pessoas importantes dessa carreira, assim, vocês terão uma aplicação prática de todo conhecimento adquirido”, explicou Carolina.

O curso de formação trabalhará com o desenvolvimento de competências transversais, entre elas a resolução de problemas com base em dados, o foco nos resultados para o cidadão e o trabalho em equipe. "Essas competências farão com vocês olhem as demandas da sociedade de forma específica para oferecer ao cidadão um serviço cada vez melhor”, concluiu a coordenadora-geral de Formação Inicial.

Suzana Ghazale lembrou aos presentes que serão três meses intensos de aprendizado e destacou que a coordenação da Enap estará sempre disponível para apoiar as turmas no que necessário for. Coordenadora do curso, ela não conteve a emoção ao desejar as boas-vindas aos candidatos.

“Temos trabalhado duramente desde o ano passado nesta formação, então, estar aqui é um privilégio. Desejo que todos vocês aproveitem não somente a parte de conteúdo, mas para cultivar as amizades e conhecer quem serão seus colegas quando estiverem atuando como analistas de infraestrutura mesmo”, ressaltou.

Integração  

Após a apresentação de boas-vindas no auditório, os candidatos e candidatas formaram duplas em momento de integração. Durante as atividades realizadas, os candidatos puderam se apresentar, conhecendo um pouco mais sobre a vida profissional e pessoal dos colegas.

Em uma das dinâmicas, eles relataram gostos pessoais e curiosidades. Para isso, anotaram em folhas suas características e compartilharam com os colegas para alinhar interesses.

Update cookies preferences