Inscrição cancelada com sucesso!

Equipe da Escola recepcionou as turmas e apresentou o guia do candidato, em Brasília, além do projeto pedagógico do curso para os futuros ATPS 

Bell Vilanova

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) iniciou as aulas do curso de formação inicial da carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) no âmbito do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Durante a manhã desta terça-feira (22), 487 candidatas e candidatos participaram da cerimônia de boas-vindas, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília (DF).

Na abertura, a diretora de Educação Executiva na Enap, Iara Alves, recebeu os futuros servidores emocionada, pois relembrou sua trajetória, quando, assim como os presentes, iniciou o próprio curso de formação - uma importante etapa da carreira no serviço público.

“O curso de formação dá essa oportunidade de você conhecer pessoas que irão trabalhar com vocês, criam uma rede que estará presente por toda a sua carreira. O curso permite o debate de ideias dentro e fora da sala de aula. Vocês verão que quando concluírem o curso, serão outras pessoas”, comentou a diretora da Enap.

No caso do CPNU, o curso de formação é uma etapa obrigatória, classificatória e eliminatória do certame, portanto, serão servidores somente aqueles aprovados nesta fase. Além da carreira de ATPS, a Enap conduzirá outras quatro formações iniciais deste concurso: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analista de Comércio Exterior (ACE), Analista de Infraestrutura (AIE) e Analista em Tecnologia da Informação (ATI).

“Nunca na história do nosso país tivemos tantas pessoas chegando para carreiras essenciais e estratégicas para o Brasil e, ainda mais, fazendo uma formação de três meses na Enap. É um grande desafio para nós, como escola, que desde a nossa concepção fazemos formação para EPPGG e APO. É um caminho desafiador e que contamos com vocês”, destacou Iara.

As aulas das turmas de ATPS serão totalmente presenciais, de segunda a sexta-feira, na sede da Enap, em Brasília (DF). Para ser aprovado no curso de formação é preciso obter pelo menos 70% da pontuação total, no mínimo 60% em cada Eixo Programático, e cumprir a frequência integral, com até 25% de faltas justificadas, conforme Regulamento.

Ainda durante a manhã, o diretor de Gestão Corporativa da Enap, Lincoln Moreira, mostrou às candidatas e aos candidatos as dependências da Escola, com imagens, além de esclarecer os horários de funcionamento dos espaços, como biblioteca, lanchonete e restaurante.

“Estamos diante de um grande desafio não só para a Enap, mas para o país, afinal, vocês fazem parte do maior concurso público da escola. Meus parabéns a todos vocês e desejamos um excelente curso de formação”, pontuou o diretor da Escola.

Projeto pedagógico 

Em seguida, os candidatos conheceram o projeto pedagógico do Curso de Formação de ATPS. Participaram da mesa as coordenadoras-gerais de Desenvolvimento Estratégico da Enap, Paula Costa, e a de formação inicial da carreira de ATPS, Iara Teixeira.

A formação apresenta conhecimentos especializados sobre os diversos programas e políticas das áreas sociais, abrangendo os sistemas únicos, suas características e arranjos institucionais, bem como os desafios de implementação nos territórios e as perspectivas futuras. 

Além disso, são abordadas as boas práticas de governança e os instrumentos de planejamento, orçamento e finanças necessários para garantir os direitos, promovendo sua efetividade e sustentabilidade.

Todos que concluírem o curso com êxito e corresponderem aos requisitos legais receberão um diploma de pós-graduação com título de especialista.

Update cookies preferences