O projeto “CerEnap - Capacitar, Evoluir e Renovar competências” mapeou as competências comportamentais da Escola, apresentadas nesta edição. Conheça e acompanhe o projeto


A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou a Revista Competências Comportamentais 2018-2019. A publicação faz parte do projeto CerEnap - Capacitar, Evoluir e Renovar competências, que mapeou as competências comportamentais da Escola.

O modelo de Gestão por Competências da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) foi construído pela Coordenação de Gestão de Pessoas, no período de janeiro a agosto de 2018, com o apoio da EloGroup, consultoria especializada no tema.

O modelo foi elaborado a partir da análise das construções já realizadas pela escola na temática e pelos métodos combinados de Rogério Leme, Joel Souza Dutra, Pedro Paulo Carbone, Hugo Pena Brandão e dos modelos já implantados no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Tribunal de Contas da União (TCU), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Considerando a realidade da Enap, o projeto foi denominado CerEnap - Capacitar, Evoluir e Renovar competências, refletindo o significado do indivíduo como SER atuante e protagonista do seu desenvolvimento, entendendo que o processo de capacitação por si só não representa um fim nele próprio, mas o primeiro passo para a evolução e renovação das competências da escola. Reflete, ainda, o despertar do senso de pertenCER, bem como a lógica do reconheCER por parte da instituição.

O projeto tem como objetivos:

- Promover clareza e transparência: O painel de competências comportamentais e técnicas trará a visão sistêmica da capacidade organizacional e potencial da Enap. Sendo amplamente divulgado, tornará a comunicação interna mais clara e transparente a respeito das exigências de cada atuação.

- Possibilitar o protagonismo na capacitação e desenvolvimento: Os servidores e as servidoras serão protagonistas na busca de seu desenvolvimento. As competências mapeadas permitirão a identificação e redução das lacunas de conhecimento.

- Subsidiar a movimentação interna: O servidor ou servidora que queira mudar de espaço ocupacional saberá as competências da sua área de interesse antecipadamente, possibilitando sua preparação ao novo desafio profissional.

Acesse a revista.

Conheça mais sobre o CerEnap acessando: www.cer.enap.gov.br