Inscrição cancelada com sucesso!

As salas Nexus, Inovatio e Adventus foram equipadas com sistemas avançados de áudio e vídeo, automação e infraestrutura para videoconferências

Para garantir a qualidade da capacitação e formação de servidores e gestores públicos, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) reinaugurou os espaços Nexus, Inovatio e Adventus, equipados com tecnologias de ponta. A ação, realizada pela Coordenação-Geral de Logística e Contratos (CGLOG) em parceria com a Coordenação-Geral de Tecnologia e Informação (CGTI), inclui sistemas audiovisuais avançados, automação e infraestrutura para videoconferências e gravações, que proporcionam maior interatividade e dinamismo às aulas e eventos. O investimento total foi de R$ 5 milhões.                            

O coordenador de Infraestrutura da Enap, Rafaell Felix, explica que as adaptações permitem que alunos e instrutores acessem e compartilhem informações de maneira ágil, além de possibilitar transmissões ao vivo e a integração com participantes de outras localidades. “Aumentamos a quantidade de câmeras, e agora utilizamos câmeras com resolução 4K. Também substituímos os telões, antes, era um video wall, agora são telas de LED, com qualidade de resolução superior. O tráfego de vídeo agora é totalmente via IP, ou seja, pela rede, usando protocolo de internet, o que facilita bastante as transmissões ao vivo e as gravações. Antes, o sistema era todo cabeado, com o vídeo trafegando pelos cabos, mas agora o tráfego é de dados, o que torna mais fácil manipular, fazer endereçamentos, videochamadas e etc”, esclarece.   

Felix também destaca que os microfones foram aprimorados e que o sistema de automação agora permite controlar o áudio, abrir e fechar microfones e ajustar os níveis das caixas de som de maneira mais prática. Novos equipamentos, com tecnologia avançada, foram adquiridos para as salas Nexus e Inovatio, e os equipamentos substituídos nesses espaços foram reaproveitados na sala Adventus, que antes era equipada apenas com microfones. “Com isso, conseguimos reduzir a diferença tecnológica entre a Adventus e as outras duas salas”, afirma. 

Na sala Adventus, também foi criado um ambiente técnico semelhante ao das salas Nexus e Inovatio, com recursos para tradução simultânea, interatividade por videoconferência, gravações e transmissões ao vivo. Embora ainda haja algumas limitações em comparação à Nexus e à Inovatio, a Adventus agora oferece uma performance muito superior ao que apresentava anteriormente. Também foram adquiridas lousas digitais móveis e interativas, que oferecem uma experiência de aprendizado mais moderna e dinâmica, e podem ser utilizadas em diferentes ambientes da Escola. Com essas melhorias, a Enap passa a contar com três salas de alta performance.