O curso, presencial em Brasília, conta com a expertise do especialista e integrante do Programa de Negociação da Universidade de Havard, Ricardo Nuckel

Durante três dias, servidoras e servidores públicos em cargos de liderança, a partir de FCE e CCE 13 ou equivalentes do executivo federal, estão aperfeiçoando as habilidades de negociação e gestão de conflitos com o membro do Programa de Negociação da Universidade de Havard, Ricardo Nuckel. O curso, presencial na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), termina nesta quarta-feira (29). 

Especialista em negociação e resolução de conflitos no setor público e privado, Nuckel ministra esse curso na Enap desde 2016. “O professor Ricardo Nuckel é um parceiro de longa data na Enap, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades de negociação dos servidores em cargos de liderança, que frequentemente se deparam com negociações difíceis, com interesses muito divergentes”, afirmou a diretora de Educação Executiva, Iara Alves.

Os principais tópicos abordados pelo professor são:

  • Estratégias de negociação; 
  • Processo e Ferramenta de negociação (método Harvard);
  • Negociações identitárias;
  • Dinâmicas dos conflitos;
  • Gerenciar os ingeríveis e
  • Gestão de conflitos.

Ao longo desses dias, os participantes estão compreendendo o seu próprio funcionamento (saber-ser) e as posturas para a negociação; compreendendo as dinâmicas e as tensões das relações; utilizando uma metodologia para preparar, conduzir e analisar negociações (método Harvard); compreendendo as dinâmicas de criação e reclamação de valor; identificando os temas sensíveis e que chateiam; estabelecendo um diálogo construtivo para a coordenação de interesses; identificando os comportamentos eficazes frente ao conflito e gerenciando situações e pessoas difíceis.

De acordo com o Nuckel, esse curso serve tanto para questões internas - como conflitos entre colegas no ambiente de trabalho - quanto externas, quando há necessidade de negociar com outro órgão.