Inscrição cancelada com sucesso!
Enap participa de solenidade de entrega do VI Prêmio Serviço Florestal Brasileiro
Conheça as monografias premiadas
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), realizou a VI edição do concurso de monografias sobre o tema “Estudos de Economia e Mercado Florestal”.
As monografias premiadas receberam seus troféus no auditório do Edifício Armando Monteiro Neto, na manhã da sexta-feira (31). Além do presidente da Enap, Diogo Costa, estiveram representados o Ministério do Meio-Ambiente (MMA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O concurso, criado em 2013, tem como principal objetivo estimular pesquisas relacionadas à temática da economia florestal, suas perspectivas e desafios socioeconômicos. Os estudos podem ser usados na elaboração, gestão e monitoramento de políticas públicas relacionadas à produção florestal sustentável.
Os troféus desta edição do Prêmio foram elaborados no Acre, com madeiras da Região Amazônica (bálsamo, amarelão, roxinho, jequitibá, angelim, ipê, jatobá e muiracatiara).
Vencedores
Na categoria profissional, foram contemplados os seguintes trabalhos:
1º lugar: Edson Rodrigo Toledo Neto - “Alternativas para Definição do PIB Florestal a Partir do Sistema de Contas Nacionais”
2º lugar: Vivian Barroso Almeida - “Impacto da Ocorrência de Oco no Rendimento Volumétrico e Financeiro da Colheita de Madeira na Floresta Nacional de Saracá-Taquera, Pará”
3º lugar: Alan Ferreira Batista - “Silvicultura com Espécies Nativas e SAF – Mercados, Viabilidade e Competitividade”.
Nesta mesma categoria, Mari Aparecida dos Santos recebeu menção honrosa pelo estudo “Impactos Econômicos do novo Código Florestal, no Brasil, 2010 a 2030: uma análise integrada com base nos modelos GLOBIOM-Brasil e TERM-BR”.
Vencedores da categoria graduando:
1º lugar: Edvaldo Pereira Santos Júnior - “Concentração e distribuição espacial da oferta brasileira de bioeletricidade florestal”
2º lugar: Emily Ferreira Martello - “Análise da rentabilidade e aspectos sociais do extrativismo de castanha-do-Brasil no Município de Cotriguaçu – MT”
3º lugar: Carla Johanna Lessa Silva - “A estratégia do manejo da madeira a nível de planejamento urbano e regional: o caso do noroeste fluminense”
Acesse aqui as monografias, na íntegra. Também disponíveis no Repositório da Enap.