A Enap realizou na manhã desta quinta-feira (17/04) a 3ª edição do Projeto Diálogos. O evento foi uma parceria com o Lemann Foundation Programme/Blavatnik School of Government/University of Oxford e teve como tema “Avaliação discursiva centrada em valores: modelo AV-VA”. A apresentação teve a participação o coordenador-geral de Pesquisa da Diretoria de Altos Estudos (DAE) da Enap, Rafael Viana, e teve como fio condutor o trabalho da professora Rosana Boullosa, que leciona nos programas de pós-graduação em desenvolvimento, sociedade e cooperação internacional da Universidade de Brasília (UnB), no programa de pós-graduação da Enap e no programa de desenvolvimento e gestão social da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A pesquisa foi parte do Programa Cátedras Enap.
“Essa parceria muito nos honra porque entendemos que temos leituras muito parecidas sobre o que deve ser o projeto de construção de conhecimento que seja aplicado, que possa dialogar com saberes produzidos pela própria gestão com vistas à promoção de uma gestão pública mais inclusiva”, disse Viana na abertura da apresentação que, além dele e de Rosana, teve a participação da coordenadora-geral de avaliação e organização de evidências da Enap (CGEV), Tamille Dias, da gerente-geral de Informações Estratégicas do governo do estado de Pernambuco, Palloma Marciano, do secretário adjunto da Secretária de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento, Wesley Matheus de Oliveira, e da gerente de engajamento da Lemann Foundation Programme/Blavatnik School of Government/University of Oxford, Lia Pessoa, que mediou o debate.
Ao final da apresentação, houve participação do público que acompanhou a transmissão pelo aplicativo Zoom. As pessoas puderam, além de enviar questões pelo chat, fazer perguntas diretamente aos convidados. Ao responder uma dessas questões, Rosana propôs uma reflexão mais cuidadosa a respeito do método ao tratar de uma pergunta feita por uma participante a respeito da complexidade de tratamento de evidências na tomada de decisões na perspectiva de trabalhos realizados por diferentes pessoas, com pontos de vista diversos a respeito da relevância e do papel dessas evidências.
“Algumas perguntas, do modo como as construímos, já carregam consigo determinados métodos. Se tivermos uma liberdade maior com isso, tanto na construção da pergunta, quanto na definição do método, e passamos a pensar não mais em método, mas talvez em modelo, vemos que o que varia em função das perguntas são, talvez, as técnicas. O que podemos chamar de modelo ou ‘macrométodo’, tem de ser priorizado. Pensar avaliação a partir de uma perspectiva democrática e democratizadora, na produção de conhecimento útil ao processo de políticas públicas, que não se exaure na tomada de decisão, é fundamental”, disse ela.
Rosana emendou ainda uma reflexão das evidências na perspectiva do modelo que ela estudou em seu trabalho publicado no âmbito do Programa Cátedras Enap. “Se evidência é tudo aquilo que utilizamos para a tomada de decisão, posso dizer que 80% das evidências são valores. Não são objetivos ou fatos. Esse modelo AV-VA parte de uma outra noção de ciência e de uma outra noção de políticas públicas. Não é uma compreensão de políticas públicas mainstream ou como aquilo que o governo faz, mas sim como um fluxo multiatorial no qual coexistem e se autorregulam em processos às vezes de pura coerção, mas de profunda disputa”, afirmou ela.
Confira aqui a íntegra da apresentação realizada na 3ª Edição do Projeto Diálogos.
O Projeto Diálogos tem por objetivo disseminar conhecimento aplicado à gestão pública, colocando em contato a academia, a gestão e a comunidade de praticantes na coprodução de soluções aos problemas públicos. Os debates baseiam-se nas pesquisas realizadas no âmbito do Programa Cátedras Brasil, publicado pela Enap, que fomenta estudos em Gestão e Administração Pública.