O evento foi realizado no Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU), durante a Semana da Produtividade


O GNova, laboratório de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), promoveu, no último dia 30, mais um GNPapo – Conversa com Inovadores 2019. O tema desta edição foi “Inovação e Controle - Juntos e Shallow Now?”.

Diante da necessidade existente no setor público de mecanismos de controle interno e externo que reconheçam a importância estratégica da inovação, o GNPapo engajou gestores, controladores e auditores públicos na discussão sobre caminhos para conciliar inovação e controle na Administração Pública.

O coordenador do Observatório do TCU da FGV Direito SP, André Rosilho, iniciou a conversa apresentando, sob a ótica da inovação, as conclusões de um estudo que traz um balanço crítico das decisões do TCU nos últimos anos.  A seguir, em um ambiente de diálogo aberto e horizontal, controladores e controlados discutiram os achados do estudo e o papel dos órgãos de controle na construção de uma cultura de inovação no setor público.

Participaram do debate o diretor-geral do ISC, Fábio Henrique Granja e Barros; o servidor da Diretoria de Informações Estratégicas da CGU, Leonardo Sales; a procuradora-chefe da Enap, Vânia Vieira; e a diretora da Central de Compras do Governo Federal, Virgínia Bracarense Lopes.

Alguns pontos do debate ressaltaram que é impossível inovar sem riscos. “O risco faz parte do processo de inovação. O papel do controle é ver se os riscos são aceitáveis ou não”, disse Fábio Henrique Granja e Barros.

Outra questão discutida foi que os órgãos de controle não devem ser vistos como inimigos da inovação, mas sim como aliados. “Os órgãos de controle devem ser parceiros importantes no processo da inovação. Quando há parceria com eles, poupamos tempo e construímos projetos melhores. Devemos estruturar a inovação, fazendo estudos, observando os cenários possíveis, identificando quais riscos estão envolvidos e preparando o mercado e a Administração para as mudanças desejadas”, destacou Virgínia Bracarense Lopes.

Assista ao vídeo do debate aqui.