A ação marca um avanço no preenchimento de cargos comissionados e função de confiança para pessoas negras e contou com a presença do ex-presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo.

Para marcar o mês da Consciência Negra e reforçar o compromisso do governo federal com a agenda da igualdade racial, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com os ministérios de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e de Igualdade Racial (MIR), lançou, nesta quinta-feira (16), a 4ª edição do programa LideraGOV, com intuito de ampliar as oportunidades para a população negra dentro das estruturas e burocracias do país.

Confira as fotos

Durante a abertura do evento, a secretária de Ações Afirmativas do MIR, Márcia Lima, destacou que o serviço público tem uma porta de entrada no mercado de trabalho,  principalmente para pessoas com nível superior, que é muito diferente do mercado privado. Para ela, os concursos públicos são um espaço mais democrático e menos discriminador.

De modo remoto, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, parabenizou os servidores e ressaltou que essa ação pode ser um canal para o avanço do Decreto nº 11.443, que estabelece a meta de preenchimento de cargos comissionados e função de confiança para pessoas negras. “Essa edição do LideraGOV é mais um ato de promoção da igualdade racial, pois é uma oportunidade ímpar para que esse grupo de servidores negros e servidoras negras tenham uma qualificação excelente e, estejam cada vez mais, aptos a mudar o perfil do quadro funcional da administração pública”, afirmou.

Após a solenidade de abertura, os 50 alunos que passaram pelo processo seletivo do LideraGOV, receberam uma aula magna do ex-Presidente da Fundação Palmares e doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFB), Zulu Araújo, sobre igualdade racial e de gênero nos cargos de liderança na Administração Pública Federal e o impacto causado nas políticas públicas e no desenvolvimento do Brasil.

Zulu já soma 50 anos de militância do movimento negro brasileiro e tem trajetória marcada por trabalhos de promoção, pesquisa e divulgação da cultura afro-brasileira em diversas entidades e instituições. Além disso, ocupou vários cargos no serviço público. “Igualdade racial e de gênero nos cargos de liderança é um tema interessante e desafiador, por isso, não basta estar escrito na Constituição que todos são iguais perante a lei. Legado se constrói com consciência crítica, organização coletiva e políticas públicas que beneficiem a maioria”, ressaltou.

Estiveram também presentes a presidenta da Enap, Betânia Lemos, a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves, o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Junior, a diretora de Política de Ações Afirmativas do MIR, Anna Carolina Venturine e a diretora de Carreiras e Desenvolvimento do MGI, Maria da Penha da Cruz.

LideraGOV

É um programa de formação de novas lideranças do setor público, que tem como objetivo construir uma rede de servidores com alta capacidade de gestão, além de torná-los aptos a atuar como líderes inovadores e ocupar cargos e funções estratégicas nos órgãos públicos de todo o país.

Além disso, o programa, composto por quatro fases, processo seletivo, curso, acompanhamento e efetivação e avaliação externa, foi criado pela Enap, junto ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A primeira edição foi realizada em 2021 e formou 59 servidores do Ministério da Economia lotados em Brasília (DF). Já na segunda edição, realizada em 2022, formou 79 servidores de diversos órgãos e entidades de todo o território brasileiro.

Resultados do Programa podem ser conferidos no Observatório de Pessoal: https://www.gov.br/servidor/pt-br/observatorio-de-pessoal-govbr/lideragov

Redação: Karol Ribeiro