O programa tem como público-alvo servidores públicos federais nas áreas afins à Engenharia Civil, Ambiental e à Geologia, aplicadas a barragens!

Aconteceu nesta segunda-feira (18) na Enap/ Campus Jardim (antiga Esaf) a abertura do Programa de Capacitação em Segurança de Barragens. A estrutura deste primeiro curso foi pensada conjuntamente pela Enap e pela Agência Nacional de Águas (ANA), sob supervisão técnica de profissionais e docentes especializados na temática.

A capacitação tem como objetivo atualizar os profissionais no que se refere aos protocolos de vistoria das barragens, de modo a se realizar, no futuro, um diagnóstico de cada uma dessas estruturas. O Governo federal determinou às instituições fiscalizadoras federais e estaduais a vistoria das 3.386 barragens, com vistas a detectar e suprimir riscos em potencial até o final do ano de 2019. Além disso, serão inspecionadas 205 barragens de mineradoras, em caráter prioritário, até o mês de junho de 2019.

A presidente da Enap, Aline Soares, fez a fala de abertura do evento, destacando a necessidade de unir forças para que não se repitam erros do passado, por meio de criação de medidas preventivas e da capacitação de pessoas para atuação em uma efetiva gestão de riscos. Logo em seguida, Christianne Dias, diretora-presidente da ANA, ressaltou a importância da capacitação para cumprir com as demandas de vistorias e atualização de dados e diagnósticos das barragens.

Também estava presente o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que ressaltou o engajamento de todos os servidores e reafirmou o objetivo de juntar esforços para a realização das ações de prevenção.

                                             IMG 3119 IMG 3208

Em março, a Escola ofertará a capacitação com foco na Segurança em Barragens de Mineração e em Sistema de Energia Elétrica.


As inscrições estão abertas. Acesse os links abaixo para mais informações:

>Segurança de Barragens de Mineração (carga horária: 40h) - Parcerias: Agência Nacional de Mineração - ANM e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA (Inscreva-se)

>Segurança de Barragens em Sistema de Geração de Energia Elétrica (carga horária: 40h) - Parceria: Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL (Inscreva-se)