A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) foi a anfitriã nesta quinta-feira (30/11) da cerimônia do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2023. Realizado pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) o prêmio é destinado a escolas, instituições (universidades, organizações não governamentais, prefeituras, secretarias municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada), imprensa e projetos da área de tecnologia que incentivam o pagamento de impostos e estimulem a sociedade a compreenderem que o pagamento de tributos é um bem para toda a sociedade.
Presente na abertura da cerimônia, a presidenta da Enap, Betânia Lemos, relatou a alegria da retomada da parceria da Escola, não só com a Febrafite, mas com todos os parceiros envolvidos na educação fiscal. “Hoje a realização do prêmio aqui no espaço da Enap é não só uma celebração do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, mas também do retorno do governo federal à temática de educação fiscal, colocada como prioritária e importante na nossa gestão”, completou.
Para o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, a parceria também é positiva. “É muito bom termos a Enap como parceira novamente, um local de educação de todos os servidores, estaduais, municipais e da União, pois a gente sabe que a pauta tributária é uma pauta estatal”, disse. Sobre o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, comentou: “é uma honra estar aqui nesta noite tão especial, uma noite em que a gente valoriza quem está lá na ponta, professores, alunos, diretores de escola, secretários de finanças e fazenda e todos que incentivam e valorizam a educação fiscal”.
Os premiados
Categoria Escolas
ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho
João Pessoa (PB)
Projeto: Imposto LED: a função social e pedagógica do ICMS.
Categoria Instituições
Universidade Federal do Cariri (UFCA) - Juazeiro do Norte (CE)
Projeto: Compreendendo a Educação Fiscal para exercício da cidadania
Categoria Imprensa
Luis Henrique de Oliveira Alves - TV Record Maringá
Categoria Tecnologia
Roseli da Silva Matias - Maceió (AL) - App Turma Lajense
O app explica de uma forma lúdica e interativa, por meio de jogos e quis, a função socioeconômica dos tributos, o sistema de transferências de receitas tributárias, de uma forma contextualizada com a cultura, a história e variáveis socioeconômicas do município.
As iniciativas vencedoras recebem um certificado de reconhecimento e premiações entre R$10 mil e R$3mil.
Nesta noite aconteceu também a celebração do Prêmio Tributare, que premia boas práticas no âmbito das administrações tributárias que contribuam para o aprimoramento da justiça fiscal e do relacionamento fisco-contribuinte.
Saiba mais sobre os premiados em www.premioeducacaofiscal.org.br .
Confira as fotos da premiação.
Clarisse Façanha
Enap