O Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas visa formar profissionais que dominem as técnicas de avaliação e a governança e gestão do processo de avaliação no contexto do setor público


A Capes aprovou solicitação de abertura do novo Programa de pós-graduação stricto sensu na Enap, ao recomendar positivamente o curso de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.

A decisão foi tomada durante a 181ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 28 a 30 de novembro de 2018, e publicada no último dia 6 de dezembro. Os resultados estão à disposição do público no portal da Capes.

O Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas visa formar profissionais que dominem as técnicas de avaliação e a governança e gestão do processo de avaliação no contexto do setor público.  O objetivo é dotar a Administração Pública de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de servidores públicos para um alto desempenho em funções de avaliação de políticas públicas.

Segundo a Presidente da Enap, Aline Soares, “a aprovação deste segundo Mestrado evidencia a maturidade adquirida pela Enap nos últimos anos, desde que foi firmada a parceria com o Ipea para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu até o lançamento de seu primeiro programa próprio”.

O público-alvo do Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas é composto por servidores públicos federais, estaduais, distritais ou municipais, assim como empregados públicos concursados das diferentes esferas da Federação.

De acordo com o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap, prof. Fernando Filgueiras, “este Mestrado vai atender a uma lacuna de competências já identificada na Administração Pública, pois, a partir das competências e habilidades desenvolvidas durante o curso, seus egressos deverão ser capazes de executar diretamente estudos avaliativos, de contratar estudos avaliativos de forma consistente e criteriosa, de interpretar e se apropriar de seus resultados, propiciando a realimentação das políticas e programas governamentais e comunicar tais resultados de forma efetiva”.

Para a admissão no curso, além da demonstração de conhecimento específico, será valorizada a experiência profissional prévia no setor público e, em especial, a aderência entre a área de atuação do aluno e seu projeto de pesquisa com as linhas de pesquisa do Programa: Métodos de Avaliação e Métodos de Pesquisa e Governança dos Sistemas, Modelos e Práticas de Avaliação de Políticas Públicas.

A Enap deverá lançar o Edital de Processo Seletivo para a Primeira Turma do Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas no primeiro semestre de 2019.