Certame é promovido pelo Apolitical, que conecta servidores públicos de 160 países

A Escola Nacional de Administração Pública - Enap foi a grande vencedora do Prêmio Equipe de Serviço Público Global 2020 na categoria “Heróis do Trabalho Remoto”, promovido pelo Apolitical, plataforma global para governos focada na melhoria do serviço público. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (25/1). 

“Receber o prêmio é uma mensagem muito legal que a gente passa para o mundo, para a Educação, o ensino e a capacitação”, diz Diogo Costa, presidente da Enap. O mérito, segundo ele, é que a Enap não parou em momento algum durante a pandemia e soube se adaptar rapidamente. “Fizemos contratações em tempo record e nada caiu. Tivemos picos, chegamos a bater recordes de 1,6 milhão de inscrições e tudo ficou estável”, afirma. 

Os vencedores foram definidos em um processo que envolveu a indicação de centenas de instituições no mundo todo. A partir dessa relação, um painel de jurados selecionou os 24 finalistas em quatro categorias. A última etapa envolveu uma votação entre servidores públicos em um dos seis finalistas em cada categoria. 

Capacidade de se mudar e se adaptar ao trabalho remoto

Para os organizadores do prêmio, a Enap se destacou na categoria por uma série de iniciativas de trabalho remoto que permitiram a continuidade do trabalho durante a pandemia. “À medida que os países em todo o mundo entraram em bloqueio, desenvolver novas formas de trabalhar nunca foi tão importante”, divulgou em seu site.

Dentre as iniciativas destacadas, estão: pesquisas com mais de 30 mil servidores que subsidiaram a política de trabalho remoto do governo, a oferta de cursos online e gratuitos e eventos de capacitação contínua para minimizar as dificuldades enfrentadas por servidores públicos para se adaptarem à nova forma de trabalhar. 

O segundo colocado na categoria foi o programa de trabalho inteligente do Southwark Council (Reino Unido). Nas demais categorias do certame, também foram vencedoras equipes da África do Sul, Austrália, Canadá, Mongólia, Singapura e Irlanda. 

É o terceiro ano consecutivo que o Apolitical reconhece e celebra equipes pioneiras com essa premiação. A instituição conecta servidores públicos do mundo todo com uma plataforma de cursos, divulgação de artigos, realização de eventos sobre inovação e compartilhamento de boas práticas. 

A Enap agradece o reconhecimento e parabeniza todos seus colaboradores, alunos e parceiros que fazem parte dessa conquista e a todos que votaram na Escola. Conheça mais sobre o Apolitical: https://bit.ly/3qUjUNP