Evento promovido pela Enap e pelo Instituto Alemão de Desenvolvimento promoveu troca de experiências entre países



Na noite desta quarta-feira (18), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) sediou o Diálogo Internacional sobre Governança Global.

O encontro é resultado de uma parceria da Enap com o Instituto Alemão de Desenvolvimento (DIE), responsável pelo Programa Managing Global Governance (MGG). A iniciativa reúne representantes do Brasil, China, Índia, África do Sul, Indonésia, Alemanha e União Europeia e o DIE é um dos principais laboratórios de ideias para o desenvolvimento global e cooperação internacional do mundo, além de atuar na capacitação de jovens profissionais no setor, área de expertise da Enap.

Para uma plateia formada por membros da Rede Internacional MGG, alunos dos cursos de Especialização e de Mestrado da Enap, o presidente da Escola, Diogo Costa, destacou a importância da cooperação internacional e da capacidade de governança na busca por maior eficiência.

A primeira parte das atividades consistiu na exposição de experiências e abordagens da governança global em diferentes países: pela Índia, Rudraeel Chattopadhyay, do Conselho de Qualidade da Índia, e Archith Ashok, da Confederação das Indústrias Indianas; Ana Margarita Mendonza e Juan Carlos Mendonza Reyes, representando o México; e Tatjana Reiber e Wulf Reiners, da Alemanha, integrantes do Programa MGG. 


World Café

Depois desta etapa de apresentações, os participantes se reuniram em grupos, cada um deles liderados por um dos palestrantes, para aprofundar a perspectiva sobre os temas apresentados. Foram discutidas alternativas para uma cooperação eficiente; os papeis dos atores sociais para ajudar os governos a solucionar problemas; compartilhamento de práticas para minimizar problemas; o papel do MGG enquanto espaço para estabelecimento de networking global; e os treinamentos oferecidos pela MGG.