Atividade acontecerá no dia 04/12 com a presença de Pedro H. G. Ferreira de Souza. Participe!


O evento Encontros RSP fechará o ano com a presença de Pedro H. G. Ferreira de Souza, autor da obra “Uma história da desigualdade: a concentração de renda entre os ricos no Brasil 1926 - 2013”, consagrado como Livro do Ano pelo Prêmio Jabuti. O encontro acontecerá no dia 4 de dezembro, quarta-feira, das 14h30 às 16h00, no campus da Enap na Asa Sul.

Pesquisador do Ipea, Pedro falará sobre “Concentração de renda no topo e desigualdade no Brasil, 1926-2016”, tema explorado em seu doutorado em Sociologia pela UnB. Neste trabalho, em coautoria com Marc Morgan, que integra a equipe de Thomas Piketty no World Inequality Lab/PSE, foram usados dados tributários, macroeconômicos e de pesquisas domiciliares, para estimar a desigualdade no Brasil no longo prazo, resultando em séries para a desigualdade brasileira com maior comparabilidade com outros países. Para o período entre 1926 e 1975, foi trabalhada a fração da renda apropriada pelo 1% mais rico. De 1976 em diante, os resultados cobrem toda a distribuição de renda brasileira.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas aqui. Certificados de participação serão emitidos apenas para os inscritos.

O que são os Encontros RSP?

Políticas públicas inspiram-se em pesquisas e a Revista do Serviço Público (RSP) tem sido um dos vários veículos científicos na divulgação de apurações de qualidade. A Coordenação-Geral de Pesquisa da Enap oferece os Encontros RSP como um complemento à revista, de modo a facilitar ainda mais a circulação e a troca de ideias entre pesquisadores, agentes públicos, estudantes de temas referentes à administração pública e demais interessados.


O que é a RSP?

A Revista do Serviço Público RSP é o mais antigo periódico voltado para temas da Administração Pública no país. Seu primeiro número foi editado em novembro de 1937 e desde então a revista tem contribuído tanto em disseminar conhecimentos em matéria técnica, relacionadas à gestão governamental e políticas públicas, como também em difundir artigos de caráter científico, ao publicar textos de conteúdo acadêmico e crítico. Ao longo de sua trajetória, a RSP primou por estimular a reflexão sobre o papel do Estado, sua atuação social, assim como em apoiar o desenvolvimento dos servidores, sempre tendo por enfoque o compromisso com a cidadania.

Informações em: revista.enap.gov.br

Serviço:

04/12 – Convidado: Pedro H.G. Ferreira de Souza (IPEA) – “Concentração de renda no topo e desigualdade no Brasil, 1926-2016”

Horário: 14h30 às 16h
Local: Sala 126 – Enap Asa Sul (veja como chegar)
Inscrições aqui.