O encontro abordou parcerias entre as Escolas de Administração Pública brasileira e angolana


A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, na manhã desta quarta-feira (28), reunião com representantes da Escola Nacional de Administração Pública e Políticas Públicas (ENAPP).

Estiveram presentas à Escola o conselheiro de administração das áreas de formação e de negócios, Graciano Domingos, e o conselheiro de administração da área de internacionalização, Isaac Chipalanga. A presidente da Enap, Aline Soares, e o diretor de pesquisa e pós-graduação Stricto Sensu, Diogo Costa, receberam os visitantes no Campus Asa Sul – Brasília/DF.

Durante a conversa, foram discutidas as seguintes linhas de cooperação entre as escolas: educação a distância, inovação, programas de capacitação executiva, formação de carreira, aperfeiçoamento de carreiras, capacitação de dirigentes, pesquisa e desenvolvimento, pós-graduação, ciência de dados e gestão do conhecimento.  

Sobre a ENAPP/Angola

 enappNuma estratégia do governo angolano para a racionalização de esforços e dispêndio de recursos humanos e financeiros, foram extintas no início de 2019 três entidades de formação na área de administração pública (Instituto de Formação da Administração Local - IFAL, Escola Nacional de Administração - ENAD e Instituto de Formação de Finanças Públicas - INFORFIP).

Em seguida, foi criada em 10 de janeiro de 2019 a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas – ENAPP, com a finalidade de preparar e capacitar altos quadros executivos dos setores público e privado. A nova Escola tem como principal missão contribuir para o fortalecimento institucional e para o desenvolvimento da República de Angola mediante a especialização de competências, aumento da qualidade e da produtividade, modernização e eficácia das instituições, por meio de ações de formação, pesquisa, consultoria e divulgação.