Plataforma aberta e gratuita traz educação a distância de qualidade, a qualquer hora, em qualquer lugar 

Neste mês, a Escola Virtual.Gov (EV.G) comemorou o recorde de 2 milhões de inscrições na plataforma, em âmbito nacional e internacional. Lançada em fevereiro de 2018 com a proposta de superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica e garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público, a iniciativa da Enap foi reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como uma das importantes inovações públicas brasileiras, pelo compromisso assumido para os próximos anos em fortalecer o modelo de governança digital.

"A ideia de ter uma plataforma unificada de cursos a distância no serviço público surgiu no final de 2016, com o apoio da Enap e de outras instituições", lembrou Natália Teles,  Coordenadora-Geral de Educação a Distância da Enap de 2013 a 2019 e uma das idealizadoras da EV.G. Segundo Natália, o projeto nasceu a partir da colaboração e compartilhamento entre as escolas de governo que tinham o objetivo de oferecer educação a distância de qualidade. “Toda energia dedicada à EV.G é uma energia dedicada ao serviço público”, destaca.

Na esteira das grandes transformações digitais do governo brasileiro, que preza por um serviço de qualidade, com transparência e eficiência para os cidadãos, a EV.G surgiu como uma tendência inovadora e promissora. A plataforma entrou em operação em fevereiro de 2018, buscando otimizar e promover a educação a distância de qualidade para os servidores públicos lotados fora de Brasília, e cidadãos em geral.

 

Inscrição nº 2.000.000 

Luciana Maria de Oliveira é docente na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e moradora de Belém, no Pará. Ela conta que teve a oportunidade de conhecer a EV.G em meio ao isolamento causado pela terrível pandemia do novo coronavírus. “Recebemos uma sugestão para que pudéssemos aproveitar esse período de suspensão de atividades presenciais, em que estamos trabalhando em home office, para nos capacitar”, disse.

A docente lembra que se empolgou com a metodologia de ensino dinâmica e atualizada e com os materiais de qualidade disponibilizados na “plataforma de ensino bem estruturada e de fácil navegação”. Ao todo, ela se inscreveu em três cursos na área de educação e docência: Formação de Conteudistas para Cursos Virtuais, Noções Básicas para Coordenar Cursos On-line e Formação de facilitadores de aprendizagem.

“As capacitações não vão só para minha vida pessoal e enriquecer meu currículo, mas também para minha demanda enquanto docente e para minha melhora quanto profissional”, avalia a servidora da UFRA.

Ao ser contatada sobre a inscrição recorde, Luciana comemora: “fiquei muito surpresa em ser a inscrição dois milhões e me senti muito honrada por me incluírem nesta comemoração”. Ela diz também que ficou surpresa com a preocupação da EV.G com todos os processos que envolvem os alunos: “desde o processo da inscrição nos cursos, na certificação, da plataforma atualizada, da comunicação. Tudo correu muito bem”. 

“A EV.G foi excelente no processo de capacitação neste período de quarentena. Minha experiência foi tão boa que pretendo continuar me qualificando e indicando para outras pessoas”, concluiu.

 

Desafios da educação a distância

Para o Diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, a Escola Virtual nasceu com a proposta de solucionar problemas estruturantes que tinham origem na oferta descentralizada de cursos, chegar aos Estados e levar as capacitações ao nossos parceiros. "Nós sempre enfrentamos o desafio de fazer a educação chegar no Brasil como um todo", lembrou. Sobre o recorde de inscritos, Marques destaca que a tendência é de que a EVG cresça cada vez mais.

O otimismo do diretor é confirmado pela Trend Watching. Segundo os futuristas de uma das melhores plataformas de trend searching do mundo, a busca por conhecimentos está em alta e o canal para isso daqui para frente será a educação a distância, cuja expansão vai se acelerar. Mas, e os desafios? Segundo os pesquisadores, o ensino a distância enfrenta o mesmo desafio da educação presencial: melhorar os índices de aprendizagem. 

Segundo Carlos Eduardo dos Santos, atual Coordenador-Geral de Educação a Distância da Enap, o recorde de inscritos é um demonstrativo de que é possível fazer educação a distância de qualidade no setor público. “Qualquer servidor pode acessar, num único local, os melhores conteúdos produzidos pela Enap e pelos seus parceiros”, explica. A EV.G é aberta a qualquer pessoa, com educação a qualquer hora, em qualquer lugar, e com direito a certificado de conclusão ao aluno que obtiver o mínimo de 60% de aproveitamento nas atividades.

A plataforma já conta com mais de 2 milhões de inscrições nos cursos. Apenas no período de 1º de janeiro a 20 de maio, foram registradas mais de 710 mil novas inscrições, segundo dados no Enap em Números. O levantamento mostra, também, que cerca de 400 mil novos usuários foram criados na plataforma, no mesmo período. E esse crescimento sem sido evidente. Se a plataforma levou 18 meses após o lançamento para registrar seu primeiro 1 milhão de inscrições, em agosto de 2018, em apenas 9 meses a plataforma dobrou o número de inscrições nos cursos. 

Com uma oferta total de 164 cursos com inscrições abertas, a plataforma online e gratuita de aprendizado, reúne, em um único ambiente, cursos de diferentes instituições públicas e privadas. Atualmente, a EV.G mantém 55 parcerias com instituições nacionais e internacionais, como escolas de governo e órgãos públicos e privados. Em comum, as parceiras têm o objetivo de fortalecer o modelo de governança digital e fomentar o desenvolvimento da administração pública e sociedade, conectando pessoas, interesses e necessidades, em prol de um modelo mais acessível e eficaz.

 

EVA - Inteligência Artificial da EV.G

Na busca constante por melhorias nos serviços e melhorar a experiência do aluno, a EV.G lançou, em abril de 2020, a EVA. A EVA é a atendente virtual criada para proporcionar um canal de atendimento online que auxilie o usuário, de forma precisa, inteligente, e em tempo real, reduzindo a espera por respostas de questões simples.

A missão da EVA é ajudar no esclarecimento de algumas dúvidas sobre certificados, inscrição, cadastro, cursos oferecidos, entre outras. O chatbot trabalha em paralelo ao “Perguntas Frequentes” do portal, e, em alguns casos, encaminha a dúvida do aluno para uma equipe de especialistas que fará a continuidade do atendimento.

 

Top 10 cursos da EV.G desde a criação

  1. Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR
  2. Introdução à Libras
  3. Ética e Serviço Público
  4. Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos
  5. Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira
  6. Gestão Pessoal - Base da Liderança
  7. Introdução à Gestão de Processos
  8. Atendimento ao Cidadão
  9. Introdução à Vigilância Sanitária
  10. Introdução à Gestão de Projetos

 

Últimos lançamentos:

  1. Compostagem (Embrapa)
  2. Armamento institucional (exclusivo para Receita Federal do Brasil)
  3. S2ID - Estadual - M1 - Registro e Reconhecimento (Ministério do Desenvolvimento Regional)
  4. Sistema Eletrônico de Informações - SEI! ADMINISTRAR (Ministério da Economia)
  5. Ética Profissional do Serviço Público na Receita Federal do Brasil (exclusivo para Receita Federal do Brasil)
  6. Auditoria e controle para estatais (Enap)
  7. Teletrabalho e Educação a Distância (Ceperj)
Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

EVG
Retrospectiva: 10 cursos a distância mais procurados em 2020

Conheça agora as capacitações com o maior número de inscritos na Escola Virtual da Enap

Publicado em:
TuePM-03E_December-0300RDecPM-03_1C5_PM11_2E53th_DecPM2th-0300R2020
EVG
Escola virtual lança cursos internacionais de microeconomia e macroeconomia

Cursos são ministrados por Tyler Cowen e Alex Tabarrok; número de inscrições na EV.G no 1º semestre já supera o total de 2019 

Publicado em:
ThuPM-03E_June-0300RJunPM-03_1C5_PM11_4E24th_JunPM4th-0300R2020
EVG
Enap lança curso gratuito sobre coronavírus na Escola Virtual de Governo

Parceria com a Organização Mundial da Saúde, curso tem dez horas de duração na modalidade a distância

Publicado em:
ThuPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_4E11th_MarPM4th-0300R2020
EVG
ANCINE e Enap lançam primeiro curso de capacitação para agentes do mercado

Curso abordará concepção de projetos audiovisuais e fontes de financiamento

Publicado em:
MonPM-03E_January-0300RJanPM-03_1C5_PM11_1E03th_JanPM1th-0300R2020