Cursos são ministrados por Tyler Cowen e Alex Tabarrok; número de inscrições na EV.G no 1º semestre já supera o total de 2019 

 

Tabarrok & CowenA pandemia trouxe mudanças profundas no cenário econômico mundial. Todos os dias somos afetados diretamente pelo impactos causados por ela e bombardeados de notícias sobre desemprego, inflação, política monetária, crescimento econômico, entre outros assuntos, muitas vezes, de difícil compreensão.

E para compreender o meio em que vivemos, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) acaba de disponibilizar a versão em português de dois cursos sobre princípios de economia da Marginal Revolution University (MRU): macroeconomia e microeconomia. Ambos são ministrados pelos professores Tyler Cowen e Alex Tabarrok, da George Mason University.

"Neste contexto de mudanças econômicas profundas, os cursos com a visão nos princípios econômicos ajudarão as pessoas a entenderem um pouco melhor o que está ocorrendo", apontou Carlos Eduardo dos Santos, coordenador-geral de Educação a Distância da Enap. Para ele, a articulação institucional e a cooperação internacional são estratégias da Escola que visam a promoção de conteúdos de qualidade e com o desenvolvimento de competências dos servidores e cidadãos em geral. 

No curso Princípios de Economia - microeconomia você estará exposto à maneira econômica de pensar. Você entenderá como usar a economia em sua vida e, finalmente, verá o mundo de maneira diferente. Serão abordados conceitos fundamentais de microeconomia, como oferta, demanda e equilíbrio, impostos, mercado de trabalho, concorrência, monopólio, bens públicos e muito mais.

Também responderemos  à perguntas como: Como os preços são determinados? O que Adam Smith quis dizer quando citou sobre a "mão invisível" do mercado? Como é que temos acesso à rosas frescas, em cidades muito frias, todos os dias dos namorados? 

Já no curso Princípios de Economia - macroeconomia, seguindo os princípios do curso de microeconomia, você continuará a explorar o modo de pensar econômico, e o papel que os incentivos desempenham em todas as nossas vidas. 

Abordaremos questões macroeconômicas fundamentais, como: o que é Produto Interno Bruto (PIB)? Porque alguns países enriquecem enquanto outros permanecem pobres? Qual a importância do sistema bancário de um país - e o que aconteceu durante a recente crise financeira? Como o Zimbábue terminou com uma taxa de inflação que subiu para os quatrilhões?

Na página de inscrição de cada curso, o aluno tem acesso às informações  sobre público-alvo, carga horária, disponibilidade e conteúdo programático. Os cursos podem ser realizados em smartphones e tablets, pois a plataforma é responsiva e permite a adaptação do conteúdo a diferentes formatos e tamanhos de telas.

Todas as capacitações oferecidas são autoinstrucionais e, por isso, não contam com a presença de tutores para tirar dúvidas de conteúdo nem possibilitam a interação com outros participantes. Os módulos trazem vídeos, material de apoio e exercícios de avaliação.

 

Professores

Tyler Cowen é professor de Economia na Universidade George Mason e também diretor do Mercatus Center. Tem PhD em Economia pela Universidade de Harvard e é coautor, com Alex Tabarrok, do livro Modern Principles of Economics e do blog Marginal Revolution, e também co-fundador da Marginal Revolution University.  Atualmente ele coordena o podcast Conversations with Tyler e escreve a coluna "Economic Scene" (Cenário Econômico) para o jornal New York Times. Escreve também para as revistas The New Republic e The Wilson Quarterly. Cowen foi nomeado pela revista The Economist como um dos mais influentes economistas da última década. 

Alex Tabarrok é professor de Economia na George Mason University e Presidente do Mercatus Center. Junto com Tyler Cowen, ele é coautor do livro Modern Principles of Economics e do blog Marginal Revolution, e também co-fundador da Marginal Revolution University. Tabarrok é autor de inúmeros trabalhos acadêmicos nas áreas de direito e economia, criminologia, política regulatória, teoria do voto e outras assuntos nas áreas de economia e política. Ele também escreve artigos para o New York Times, Washington Post, Wall Street Journal e para muitas outras publicações de prestígio.

Marginal Revolution University (MRU)

Fundada em 2012 pelos professores de economia da Universidade George Mason, Tyler Cowen e Alex Tabarrok, a Universidade Marginal Revolution está construindo a maior biblioteca online de vídeos sobre Economia no mundo. Atualmente possui um acervo de mais de 800 vídeoaulas.

O nome da plataforma educacional deriva do blog de economia chamado “Revolução Marginal”, iniciado em 2003 por Tyler e Alex. O termo "revolução marginal" se refere a uma época empolgante na história da economia, quando vários pensadores do século XIX (Walras, Menger e Jevons) formalizaram o que agora é conhecido como teoria do marginalismo. Em outras palavras, pensando na margem, que é algo que você também vai dominar quando mergulhar nos vídeos da MRU.

Em inúmeras análises e classificações ao longo dos anos, o Marginal Revolution foi consistentemente classificado como o melhor ou um dos melhores blogs econômicos da internet, representando também as peculiaridades de seus autores.

EV.G

Na esteira das grandes transformações digitais do governo brasileiro, que preza por um serviço de qualidade, com transparência e eficiência para os cidadãos, a Escola Virtual.Gov (EV.G) surgiu como uma tendência inovadora e promissora. Foi reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como uma das importantes inovações públicas brasileiras, pelo compromisso assumido para os próximos anos em fortalecer o modelo de governança digital.

A plataforma entrou em operação em fevereiro de 2018, buscando otimizar e promover a educação a distância de qualidade para os servidores públicos lotados fora de Brasília, e cidadãos em geral. Recentemente, no mês de maio de 2020, a EV.G comemorou o recorde de 2 milhões de inscrições na plataforma, em âmbito nacional e internacional.  E mais, o número de inscrições no primeiro semestre de 2020 já superou todo o número de inscrições do ano de 2019.

Com uma oferta total de 170 cursos com inscrições abertas, a plataforma online e gratuita de aprendizado, reúne, em um único ambiente, cursos de diferentes instituições públicas e privadas. Atualmente, mantém 55 parcerias com instituições nacionais e internacionais, como escolas de governo e órgãos públicos e privados. Em comum, as parceiras têm o objetivo de fortalecer o modelo de governança digital e fomentar o desenvolvimento da administração pública e da sociedade, conectando pessoas, interesses e necessidades, em prol de um modelo mais acessível e eficaz.

Conheça os 10 novos cursos lançados em junho:

  1. Princípios de Economia: macroeconomia
  2. Princípios de Economia: microeconomia
  3. Geoinformação na SPU – conceitos, fundamentos e tecnologias
  4. Temos que dar aulas remotas... E agora?
  5. Logística de Suprimentos - Lei nº 8.666/93, Pregão e Registro de Preços
  6. Siafi básico
  7. Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil
  8. Gestão de Riscos em Processos de Trabalho (baseado na ISO 31000.2018)
  9. MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local
  10. Gestão de Direitos no Processo de Financiamento de Projetos Audiovisuais com Recursos Públicos

 

Informações em https://www.escolavirtual.gov.br/

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

EVG
Enap formaliza parceria com o Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha

A cooperação promoverá a formação e o aperfeiçoamento profissional entre os dois países. 

Publicado em:
WedPM-03E_March-0300RMarPM-03_1C5_PM11_3E10th_MarPM3th-0300R2024
EVG
Enap e BID firmam parceria para capacitação de servidores

Instituições farão intercâmbio entre plataformas de ensino e ações de fortalecimento de programas de inovação 

Publicado em:
WedPM-03E_October-0300ROctPM-03_0C5_PM00_3E40th_OctPM3th-0300R2022
EVG
Escola Virtual de Governo chega a 1 milhão de alunos com certificados

Plataforma gratuita mantida pela Enap tem mais de 300 cursos disponíveis 

Publicado em:
SunPM-03E_April-0300RAprPM-03_0C5_PM00_7E15th_AprPM7th-0300R2022
EVG
Nova lei de licitações é destaque nos cursos da EV.G

As capacitações são gratuitas e tratam dos principais aspectos da legislação

Publicado em:
MonPM-03E_March-0300RMarPM-03_0C5_PM00_1E13th_MarPM1th-0300R2022