Resultado da parceria entre a Enap e a organização americana RadicalxChange, o evento Futuros Radicais: liberdade para transformar discutirá como novas tecnologias podem contribuir para democracias mais saudáveis e eficazes

 

Para garantir o futuro que queremos é preciso aperfeiçoar a forma como nos comunicamos, nos integramos à tecnologia e cooperamos. Pensando nisso, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a RadicalxChange (RxC) promovem, no dia 8 de julho, o webinário internacional Futuros Radicais: liberdade para transformar.

Não há dúvida de que as tecnologias da informação aumentaram nossa capacidade de nos comunicar. Mas explorar formas inteligentes e inovadoras de cooperar é essencial para garantirmos um futuro mais atraente. Vitalik Buterin, Audrey Tang, Glen Weyl e Jo Guldi - alguns dos mais proeminentes especialistas em tecnologias para governança no mundo - tratarão de temas instigantes como Design de sistemas de propriedade; Decisões democráticas participativas; Financiamento de bens públicos; e Dados e coalizões de dados.

Ao longo de um dia, o fundador da criptomoeda Ethereum, a hacker trans Ministra Digital de Taiwan, o autor do livro Radical Markets e fundador da RadicalxChange, a historiadora especializada em Grã Bretanha e na expansão do estado, além de vários outros especialistas renomados discutirão como a tecnologia e a liberdade podem transformar administração pública e governança. As inscrições já estão abertas e disponíveis em: https://bit.ly/FuturosRd 

A conferência, dividida em quatro painéis temáticos, contará com mais de 20 apresentadores especialistas. Em cada quadro, examinarão diferentes aspectos de um mesmo tema (como tecnologia, criatividade e governo) e compartilharão como essas tecnologias sociais de ponta estão sendo exploradas pelo mundo. Abordarão como se dá o uso de novos sistemas inovadores para tomar decisões coletivas, financiar bens públicos, gerenciar recursos comuns, governar dados e muito mais.

Com transmissão ao vivo e gratuita no canal do Youtube da Enap, o webinar tem como objetivo ajudar pesquisadores, gestores públicos e demais profissionais e estudantes interessados em políticas públicas, a pensarem em formas de enfrentar as dificuldades e desigualdades da democracia.

Público-alvo e inscrições

O evento é aberto para qualquer pessoa interessada no tema, em qualquer setor. Haverá tradução simultânea. 

Alinhado ao tema da Semana de Inovação 2021, Ousar Transformar, o evento antecipa algumas das discussões que serão aprofundadas na sétima edição do maior evento de inovação pública da América Latina. 

Haverá emissão de certificados. Inscrições no link a seguir: https://bit.ly/FuturosRd 

Cronograma do evento

  • Abertura 14h30
  • Democracia participativa 15h
  • Propriedade 16h45
  • Financiamento de bens públicos 18h30
  • Dados e coalizões de dados 20h15

Sobre a RadicalxChange

A RadicalxChange Foundation é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao avanço do movimento RxC, construção de comunidade e educação sobre inovação democrática. A RxC foi fundada a partir do livro “Radical Markets”, de Glen Weyl, economista e pesquisador da Microsoft Research New England, e Eric Posner, propondo um novo modelo de decisão coletiva batizado de “voto quadrático”. Esse modelo pode ser mais representativo e possibilitar a reorganização de vários tipos de instituições e possivelmente da própria democracia.

O RadicalxChange (RxC) é um movimento global para a próxima geração de políticas econômicas. Promove a pluralidade, a igualdade, a comunidade e a descentralização por meio de atualizações da democracia, dos mercados, da economia de dados, dos bens comuns e da identidade.

Saiba mais sobre os painéis

Democracia Participativa

A democracia hoje parece ameaçada por extrema polarização e autoritarismo. No entanto, nossa capacidade de tomar decisões coletivas em grande escala com flexibilidade, perspicácia e justiça nunca foi tão importante - não apenas nos estados, mas também nas comunidades sociais e técnicas emergentes. Nesta sessão moderada pelo presidente da Enap, Diogo Costa, o fundador da RadicalxChange, Glen Weyl, irá compartilhar suas idéias sobre democracia e tecnologia, seguidas por palestras relâmpago de Debora Albu, coordenadora da área de Democracia e Tecnologia no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio)  e Ruth Catlow, especialista em culturas em rede.

Propriedade

Os direitos de propriedade são freqüentemente considerados a base de economias modernas eficientes. Mas, com uma frequência surpreendente, os direitos de propriedade tradicionais e inflexíveis são barreiras ao progresso e à justiça. Uma longa história de pensamento heterodoxo sobre propriedade está inspirando inovadores a repensarem a ideia fundamental de propriedade. Nesta sessão, moderada pelo professor do Insper Marco Bonomo, a professora da Universidade Metodista Meridional, dos Estados Unidos, Jo Guldi compartilhará suas percepções sobre a história da propriedade e da terra, seguida por palestras relâmpago de Anthony Lee Zhang, professor de finanças na Escola de Negócios Booth da Universidade de Chicago, Andrea Butelmann,  economista especialista em concorrência e regulação econômica e Joe Lambke, arquiteto e fundador da Animate.

Financiamento de bens públicos

Muitos problemas de governança podem ser compreendidos como uma falha em identificar e financiar bens públicos  - ou seja, recursos compartilhados - adequadamente. De infraestrutura física a software de código aberto, a fontes de notícias confiáveis e proteção ambiental. Novas estruturas de incentivos, como financiamento quadrático, oferecem uma ferramenta poderosa para abordar esse problema democraticamente; e os principais pensadores em todo o mundo já estão utilizando-a para construir uma nova geração de infraestrutura. Nesta sessão moderada pela Secretária Nacional de Defesa do Consumidor, Juliana Oliveira Domingues, o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, irá compartilhar seu trabalho inspirador sobre votação quadrática, seguido pelas palestras relâmpago de Kevin Owocki, fundador do Gitcoin.co, Michelle Rempel, membro da Câmara dos Comuns do Canadá, e Zoë Hitzig, economista especialista em teoria microeconômica. 

Dados e coalizões de dados

Os dados impulsionaram as enormes conquistas técnicas e a criação de riqueza das últimas duas décadas, e essa tendência continua acelerando. No entanto, a economia de dados também produziu um poder extremamente concentrado e a riqueza não foi compartilhada. Para desbloquear o enorme potencial desse recurso, precisamos conceber maneiras novas e melhores de permitir que todos participem das decisões sobre como as informações são usadas. Nesta sessão moderada pela Diretora de Inovação da Enap, Bruna Santos, a ministra Digital de Taiwan, Audrey Tang, irá compartilhar seu trabalho de liderança mundial no controle compartilhado de informações, seguido por apresentações relâmpagos de Matt Prewitt, presidente da RadicalxChange Foundation, Astha Kapoor, co-fundadora do Aapti Institute e Andrew Trask, Líder da OpenMined e cientista pesquisador sênior na DeepMind.