No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na última semana, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) sediou o Festival Paralímpico, promovido em Brasília pela Associação Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe). A parceria entre a Enap e a Cetefe, que já dura 34 anos, tem promovido a inclusão por meio do esporte. Atletas que treinam nas dependências da Escola representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris, realizados entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro deste ano.
Acesse as Fotos do Evento
O Festival Paralímpico, realizado no sábado (21), reuniu mais de 200 pessoas na Enap, incluindo 111 crianças. Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o evento ocorreu simultaneamente em várias cidades e estados do Brasil. “A ideia é proporcionar a todos os participantes, com ou sem deficiência, a oportunidade de experimentar modalidades esportivas paralímpicas de maneira dinâmica e divertida”, explicou Nathália de Araújo, gestora técnica e social da Cetefe.
Parcerias que Transformam
De acordo com Lincoln Moreira, diretor de Gestão Corporativa da Enap, a colaboração de longa data entre a Enap e o Cetefe é um exemplo de como parcerias institucionais podem gerar benefícios significativos para a sociedade.
"Garantir uma gestão que contribua com a diversidade e inclusão é fundamental. Ao sediar eventos como o Festival Paralímpico, a Enap reafirma seu papel como promotora de iniciativas inclusivas, contribuindo para a construção de um ambiente mais justo e equitativo", reforçou o diretor.
Sediar o evento na Enap foi um importante momento para a instituição, reafirmando seu compromisso com a inclusão social e a promoção de atividades que valorizam a diversidade. "Mesmo antes de a inclusão ser amplamente discutida, a Enap já estava comprometida em promover uma cultura de diversidade e inclusão entre os servidores da Administração Pública. Oferecemos cursos e capacitações sobre essa temática", destacou Lincoln Moreira.
A parceria entre Enap e Cetefe teve início em 1990, quando a Escola, hoje com 38 anos, tinha apenas quatro anos de existência. A título de comparação, apenas em 2015, por intermédio da Lei nº 13.146, foi instituído o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Entre os princípios da legislação, estão o respeito à dignidade inerente, independência e autonomia individual, a não discriminação e a participação e inclusão plena e efetiva das pessoas com deficiência na sociedade.
O Festival
Durante a manhã, das 9h às 12h, os participantes puderam desfrutar de diversas atividades esportivas, receberam kit lanche, camiseta personalizada e certificado de participação. “Foi uma manhã repleta de entusiasmo, aprendizado e celebração, oferecendo uma oportunidade única para crianças e jovens conhecerem e experimentarem modalidades esportivas adaptadas”, finalizou Nathália de Araújo, da Cetefe.