“Para além de assinar portarias e ofícios, o chefe de gabinete de um órgão público lida cotidianamente com a conjuntura socioeconômica, ambiental e política do seu órgão. Nosso interesse não é outro senão o benefício do cidadão”, sintetizou a especialista em políticas públicas e gestão governamental, Leila Morais, durante a abertura do curso Gestão Estratégica para Chefias de Gabinete, nesta segunda-feira (3), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O curso, presencial e com carga horária de 16h, vai até 4 de julho deste ano.
Temas transversais para toda a administração pública, como o combate as fakes news, estiveram em pauta durante a primeira aula do curso. “No caso das enchentes do Rio Grande do Sul, mobilizamos um esforço de checagem das informações antes de atender aos pedidos por socorro. Tempo e energia gastos para verificar dados que são falsos”, relatou o chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Lucas Monteiro Costa Dias, um dos participantes da capacitação.
Para a palestrante, a temática é, também, um problema de saúde pública. “Precisamos defender as políticas públicas, porque existem mentiras sendo ditas a respeito da vacinação, por exemplo. Voltamos a ter casos de sarampo, uma doença que havíamos erradicado”, defendeu Leila Morais, que é mestra e doutoranda em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília (UnB) e atua como chefe de gabinete do Advogado-Geral da União (AGU).
Desafios
A dicotomia entre a elaboração da política pública e a percepção da população a respeito dessas iniciativas também foi discutida. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) demonstraram que o desemprego atingiu a menor taxa dos últimos 10 anos no trimestre encerrado em abril de 2024. Ainda assim, no Brasil, 57% das pessoas acreditam que o país está na direção errada, de acordo com o levantamento “What Wories the World”, realizado pela empresa multinacional Ipsos com 24.686 pessoas de 29 países, no período de 15 de abril a 3 de maio de 2024. “As políticas, as iniciativas do Estado são baseadas em evidências, e a percepção pública está baseada em mentiras”, alertou a palestrante.
Desenvolvido pela Diretoria de Educação Executiva (DEX) da Enap, o curso de Gestão Estratégica para Chefias de Gabinete tem o objetivo de capacitar chefias de gabinete do Executivo Federal em habilidades avançadas de gestão, para lidar com os desafios contemporâneos da administração pública. As aulas são semanais.