Com o encerramento da Oficina Sistemas Estruturantes do Governo Federal nesta segunda-feira (12), os participantes apresentaram as propostas de solução para integrar as plataformas, com o objetivo de tornar a máquina estatal mais eficiente. Ao longo de cinco dias de trabalho, 68 gestores de diversos órgãos avaliaram as dificuldades para aprimorar os sistemas e elaboraram estratégias para melhorar a prestação dos serviços públicos aos cidadãos.
As rodadas de debate, compartilhamento de experiências positivas, identificação de problemas e construção das propostas ocorreram na Enap, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. As oficinas resultaram no desenho de roadmaps, com propostas de soluções de tecnologia que devem ser implementadas por etapas em até 18 meses.
"É uma possibilidade de economia, de troca, de integração, de otimização que pode ser exponencial. Estamos caminhando para uma integração que é mais do que necessária, e diz muito do que o Estado pode ser", destacou o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Guilherme Almeida, durante o pitch.
"O que decidimos aqui muda o quanto de recurso está disponível e quantas pessoas estão alocadas nas soluções ou atividades. A quantidade dessas tarefas que são mantidas repetidas afeta como as pessoas são alocadas, como o dinheiro é gasto, e o orçamento de TI normalmente é muito alto, porém estratégico", ressaltou o diretor de Gestão da Informação da Casa Civil da Presidência da República, Orlando Oliveira.
Ao todo, foram eleitas oito macrofunções que abrangem os sistemas estruturantes da infraestrutura de dados do Governo Federal. Foram elas:
- Gestão do Desenvolvimento e Inovação Institucional
- Gestão do Patrimônio
- Gestão de Pessoas
- Gestão de Informações e Documentos Corporativos
- Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil
- Gestão das Contratações
- Gestão de Transferências Públicas
- Controle e Transparência
- Gestão do Patrimônio
- Gestão de Pessoas
- Gestão de Informações e Documentos Corporativos
- Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil
- Gestão das Contratações
- Gestão de Transferências Públicas
- Controle e Transparência
Os participantes das oficinas trabalham em grupos e apresentaram os resultados finais diante de uma banca formada pelos seguintes integrantes do Governo Federal: Secretário Especial Adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Gleisson Rubin; Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert; diretor de Gestão da Informação da Casa Civil/PR, Orlando Oliveira; Secretária de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, Danielle Calazans; e Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro.
Após esse encontro, uma nova rodada de discussões vai refinar as medidas e o cronograma para que as melhorias sejam implementadas a partir das propostas desenvolvidas na oficina, que serão avaliadas pelo Governo Federal.