Com roteiro guiado, o app Simples mente facilita identificação de problemas e de soluções

Está disponível na loja playstore o Simples mente, aplicativo criado pelo Laboratório GNova para ser utilizado no dia a dia por servidores públicos e demais interessados em aplicar ciências comportamentais em políticas públicas. Usuários são guiados para melhor entender um problema público e gerar ideias de possíveis soluções com elementos comportamentais. Em breve estará disponível também para iOS.

Baixe o aplicativo aqui

Ao formular e implementar políticas e serviços, os agentes públicos devem ser capazes de colocar os cidadãos no centro de suas preocupações. As ciências comportamentais podem complementar os instrumentos tradicionais - como regulação, informação e incentivos econômicos - ao incluir evidências sobre como as pessoas de fato tomam suas decisões. 

Bruna Santos, diretora de Inovação da Enap, diz que “as ciências comportamentais falam das nossas escolhas e como elas impactam nossa vida, desde decisões como vacinar-se ou não, pagar ou não impostos, declarar o imposto de renda, poupar e investir, por exemplo”. Segundo ela, o foco está na forma como os indivíduos tomam suas decisões, definem suas escolhas e os comportamentos impactam,em última instância, nas normas sociais. E completa: “ para melhorar a vida dos cidadãos, é necessário compreender como a sociedade decide e faz seus julgamentos no cotidiano”.

A Enap trabalha há quatro anos com o tema ciências comportamentais em suas pesquisas, cursos, experimentos, publicações, palestras e projetos com instituições de governo. Se você quer conhecer mais sobre o tema, há bastante material em gnova.enap.gov.br/simplesmente, sob a licença Creative Commons, que permite o compartilhamento e a utilização ampla dos conteúdos.

<

Simples mente, doze letras com infinitas possibilidades

O Simples mente é uma ferramenta materializada em um jogo de cartas que permite a geração de insights para atuação em políticas públicas a partir da aplicação, de forma clara e acessível, de elementos comportamentais identificados na prática e na literatura, inclusive internacional. A organização das letras em forma de acrônimo representa 12 elementos comportamentais: Simplificação, Incentivos, Mensageiro, Priming, Lembretes e compromissos, Emoção, Saliência, Modelos mentais, Ego, Normas sociais, Tendência pelo padrão e Escassez.

Ao acessar o aplicativo criando login e senha, o usuário escolhe a área do problema que quer resolver (como educação, saúde, economia), informa o problema e define uma personagem que pratica ou deixa de aplicar determinado comportamento. Também identifica causas e, ao final, terá um painel com as informações reunidas nessa fase inicial.

Na próxima etapa, o aplicativo faz perguntas com base  em cada um dos elementos do Simples mente, para que sejam registradas ideias de solução. Para cada letra (elemento) há referências, possíveis aplicações e exemplos de solução.

Quer ver como é na prática? Emoções são inerentes à tomada de decisão. Você já viu um texto que diz: “Não faça promessas quando estiver feliz. Não discuta quando estiver com raiva. E não tome decisões quando estiver triste”? Parece autoajuda, mas tem fundamento, concorda? Então, para ajudar você na hora do elemento emoção, você terá: 

Referência

  • Respostas emocionais a palavras, imagens e eventos podem ser rápidas e ocorrer antes da percepção consciente ao que se está reagindo.
  • Tais respostas são importantes para a sobrevivência, mas podem se mostrar inadequadas em diversas situações
  • As emoções influenciam fortemente a tomada de decisão
  • Estados de humor podem influenciar julgamentos, sobrepondo-se a decisões deliberadas, podendo ser contrários à lógica ou ao interesse próprio
  • Nosso controle executivo pode inibir ou modular o comportamento induzido por um estado emocional. 

Insights

  • Será que existe algum fator emocional interferindo na participação dos usuários nesse programa?
  • Será que eles podem estar com medo de dar uma informação e perder o benefício, ou com raiva de  ter que preencher esses formulários complicados, ou envergonhados por ter que solicitar o benefício?
  • Como eu poderia ajudar a superar essas respostas emocionais para ajudá-los a tomar as melhores decisões para eles? 

Possíveis aplicações

  • Campanhas para a segurança no trânsito costumam empregar imagens que suscitam emoções de medo e luto, com o intuito de reduzir comportamentos de risco (dirigir sob efeito de drogas ou usando celular, por exemplo)
  • Imagens retratando as piores consequências do uso do cigarro são comumente empregadas para induzir  emoções como repulsa, visando a supressão (ou redução) do hábito de fumar. 

Exemplo de solução

  • Estabelecer um período entre uma decisão e sua efetivação, em casos que envolvam elevada carga emocional
  • Considerar possíveis emoções que os envolvidos poderiam experienciar em seu contato com um programa/serviço.
  • Mobilizar emoções via estratégias de comunicação para promover mudança de comportamento. 

Para cada um dos 12 elementos você terá o mesmo tipo de dicas. E ao final, você terá um checklist com o problema definido no início, as possíveis soluções com base nas respostas que você forneceu ao aplicativo. Quanto maior a riqueza de dados que você inseriu, mais rico será seu painel final, que pode ser compartilhado ou baixado em outra plataforma. 

Finalmente, teste o aplicativo em seu trabalho e nos projetos e desafios de inovação. 

Para aprofundar o tema, veja o livro que deu origem ao aplicativo 

Ciências comportamentais e políticas públicas”, dos autores Antonio Claret Campos Filho, João Sigora e Manuel Bonduki foi lançado em 2020, quando a atenção e esforços estavam voltados para combater a pandemia da Covid-19. Em seu prefácio, o livro já afirmava que “a tragédia se faz sentir impreterivelmente em vias humanas e lança desafios econômicos e sociais expressivos e crescentes. Vivenciamos um momento único, em que discussões sobre o papel das ciências comportamentais, no comportamento individual e em sociedade, têm ganhado cada vez mais relevância”.  

Aqui você acessa o conteúdo integral do livro que pode ajudar você a entender melhor o Simples mente: https://bit.ly/ciencias_comportamentais

#cienciascomportamentais #appsimplesmente