O ciclo de formação de secretários executivos promovido pela Escola aproxima o alto escalão do governo aos temas relevantes à sua atividade


A atuação dos Secretários-Executivos no contexto dos Ministérios é de inquestionável importância quando se considera a própria complexidade do Estado. Em seu conjunto, esses profissionais lidam com uma ampla rede de demandas e, por essa razão, são importantes agentes nos processos de gestão e articulação das organizações ministeriais, visando à efetividade das políticas públicas.

Com a atenção voltada ao papel estratégico desses profissionais e movida pelo compromisso com a formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos, a Enap realizou, no último dia 12/04, o módulo 4 do Programa de Formação de Altas Lideranças do Executivo Federal.

Este módulo abordou os temas Governança e Transparência, tendo por foco arranjos de governança, relações federativas, coordenação intersetorial, ética, transparência pública e mecanismos de combate à corrupção no setor público.  

A capacitação contou com a presença do Secretário-Executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, que apresentou os desafios da atual estrutura do ME, com suas 21 secretarias e 7 áreas especiais (Fazenda; Receita Federal; Previdência e Trabalho; Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; Desestatização e Desinvestimento; Produtividade, Emprego e Competitividade; e Desburocratização, Gestão e Governo Digital).

O Secretário Marcelo Guaranys afirmou que todos estão conectados ao objetivo de se fazer uma mudança pela redução da necessidade de recursos públicos, gerando um ajuste fiscal e, ao mesmo tempo, promovendo desburocratização e melhorias na gestão.

IMG 9881

O ciclo de formação dos Secretários Executivos se encerrará no mês de maio, num total de sete módulos, cujos temas tratam desde liderança e gerenciamento da performance até gestão de riscos e motivação no serviço público.