O Desafio Inovação foi o tema da aula inaugural.


Formar líderes capazes de transformar suas áreas de atuação de forma sistêmica e desenvolver competências técnicas e gerenciais de forma integrada – Esses são os objetivos dos cursos de Lideranças em Gestão de Pessoas e Lideranças em Tecnologia da Informação e Comunicação, do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), que tiveram início nesta semana na Enap.

As capacitações buscam agregar conhecimentos e compartilhar as melhores práticas nacionais e internacionais nas respectivas áreas e são desenvolvidas a partir da visão de especialistas, acadêmicos e profissionais das áreas.

Um dos grandes destaques dos cursos é a utilização da sala de aula invertida, destaca a presidente da Enap, Aline Soares. A ideia é que o aluno absorva o conteúdo através do meio virtual e ao chegar na sala presencial ele já esteja ciente do assunto a ser desenvolvido, explica.

Também conhecida como flipped classroom, a sala de aula invertida é considerada uma grande inovação no processo de aprendizagem. Como o próprio nome sugere, é o método de ensino através do qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo. Dessa forma, a sala de aula presencial se torna o local de interação professor-aluno, para sanar dúvidas e construir atividades em grupo, por exemplo.

Neste caso, os alunos que antes realizavam todo o processo de consumo de conteúdo dentro da sala de aula, agora começam a fazê-lo dentro de suas casas ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à Internet por intermédio do ensino online. E só posteriormente executam esse conhecimento na sala de aula.

Os cursos contam com a participação de 80 alunos, 40 em cada turma, e será realizado até o mês de junho de 2019, com aulas presenciais uma vez por semana, com carga-horária total de 124 horas.


Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL)
 

O PDL é um conjunto de cursos desenhados por especialistas com experiência prática e acadêmica para promover uma formação interdisciplinar, integrada e aplicada dos gerentes públicos com foco na realidade profissional, na troca de conhecimentos e na formação de redes entre os participantes.

Os cursos do PDL se estruturam em eixos de conhecimento multidisciplinares, que incluem um eixo técnico, que varia de acordo com o tema do curso, gestão pública, desenvolvimento gerencial e inovação. Os eixos de conhecimento convergem no Desafio Inovação, quando os gerentes usam as capacidades analíticas, a visão de contexto político-institucional e as ferramentas técnicas aprendidas no curso para solucionar uma situação complexa real e elaboram um plano de mudança.

Em 2018, o programa capacitou mais de 100 lideranças.

Mais informações: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.