A iniciativa vai selecionar cinco equipes para desenvolverem soluções inovadoras que contribuam para a gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos

Governos municipais ou consórcios públicos intermunicipais, que atuem na gestão de resíduos sólidos, podem se inscrever até 7 de julho no processo seletivo da 4ª Jornada de Inovação do Cidades que Transformam.  As regras estão previstas na chamada publicada nesta segunda-feira (26/06).

As equipes selecionadas vão receber apoio técnico e metodológico da Escola Nacional de Administração Público (Enap) e de instituições parceiras para desenvolverem soluções inovadoras que equacionem as dimensões técnica, ambiental, social e econômico-financeira da prestação dos serviços de resíduos sólidos urbanos e promovam a economia circular.

A iniciativa  reforça o compromisso das instituições envolvidas com a implementação da Agenda 2030 nos municípios brasileiros e visa proporcionar um ambiente favorável ao surgimento de uma cultura de inovação para o desenvolvimento sustentável.

Para participar, o município ou consórcio intermunicipal deve mobilizar uma equipe de 3 a 5 pessoas, apresentar um desafio vivenciado na gestão de resíduos sólidos e participar de uma oficina para refinar a sua proposta. As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário

Serão priorizadas as propostas lideradas por mulheres ou submetidas por equipes de trabalho compostas por mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas negras e indígenas, e pessoas com deficiência. 

No dia 3 de julho, a partir das 14h, será realizado um evento online no canal da Enap no YouTube para apresentar a oportunidade e esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo. 

O que é a Jornada de Inovação

Ao longo da 4ª Jornada de Inovação, que terá início em agosto de 2023 e duração de nove meses, as equipes vão participar de atividades colaborativas e de aprendizagem e contar com o apoio de um time remoto de facilitadores, especialistas e profissionais do setor para desenvolverem uma solução para o desafio apresentado.

O desenvolvimento das soluções será focado em três abordagens complementares e interdependentes: combate à mudança do clima, promoção da coleta seletiva e da inclusão social, e fortalecimento da gestão regionalizada. Após trilhar com sucesso a Jornada, uma equipe poderá ser contemplada com consultoria adicional para implementação da solução até 2024.

A Jornada de Inovação do Cidades que Transformam representa uma oportunidade única para que agentes locais contribuam efetivamente para a gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos e promovam melhorias significativas em suas comunidades.

Realização

A iniciativa é uma realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O Projeto ANDUS é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). É implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável..

Saiba mais sobre o Cidades que Transformam

O Cidades que Transformam apoia governos municipais no desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam com o alcance das metas previstas na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Criado em 2021, o Cidades vem cumprindo papel relevante na formação de agentes públicos em competências atinentes à inovação e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, como inclusão produtiva, segurança alimentar e mobilidade urbana.