Interessados podem se inscrever até o dia 17 de setembro



Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional: Profissionalização do Serviço Civil – trajetórias e desafios atuais nas experiências do Brasil, Uruguai, México, Portugal e Turquia. A atividade será realizada no dia 18 de setembro, das 14h às 18h, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília-DF, e tem como público-alvo servidores públicos federais e acadêmicos.

A profissionalização dos servidores públicos tem sido tema recorrente na agenda das reformas do Estado. No entanto, o assunto ainda demanda estudos empíricos que subsidiem as políticas de gestão do serviço civil, para além de premissas normativas ou análises prescritivas. Dessa forma, as experiências internacionais são uma relevante referência para compreender quais fatores e condicionantes afetam os avanços em direção à profissionalização em outros países em perspectiva comparada com o caso brasileiro.

O Seminário Internacional: Profissionalização do Serviço Civil,trajetórias e desafios atuais nas experiências do Brasil, Uruguai, México, Portugal e Turquia é fruto de um processo de pesquisa conduzido pela Coordenação-Geral de Pesquisa da Enap e busca fomentar o debate entre as diferentes experiências internacionais com a realidade brasileira para que possamos formular diretrizes de uma agenda de futuro para a profissionalização do serviço civil no Brasil.

As pesquisas apresentadas sistematizarão e aprofundarão a descrição e a análise comparada da trajetória do serviço civil no Uruguai, México, Portugal e Turquia, focalizando em diferentes recortes e abordagens, as mudanças e seus respectivos marcos legais, políticos e institucionais. Dentro dessa abordagem comparada serão discutidas questões como a organização das carreiras, processos de ingresso e ascensão, seleção e gestão de lideranças, mérito, desempenho, bem como as perspectivas recentes de reforma do serviço civil.

O Seminário Internacional: Profissionalização do Serviço Civil, trajetórias e desafios atuais nas experiências do Brasil, Uruguai, México, Portugal e Turquia será realizado no dia 18 de setembro, das 14h às 18h, na Escola Nacional de Administração Pública e tem como público-alvo servidores (as) públicos (as) federais e acadêmicos (as).


PROGRAMAÇÃO

14h às 16h Mesa 1: Experiências comparadas no Serviço Civil: um diálogo entre Brasil, Uruguai e México

Conrado Ramos - Uruguai (Expositor)
Francisco Gaetani (Debatedor)
José Luis Méndez Martínez - México (Expositor)
Marizaura Reis de Souza Camões (Debatedora)
Fernando Filgueiras (Moderador)

16h às 16h15 Intervalo

16h15 às 18h 
Mesa 2: Experiências comparadas no Serviço Civil: um diálogo entre Brasil, Portugal e Turquia

João Bilhim - Portugal (Expositor) 
Maria Júlia Pantoja (Debatedora) 
Feyzi Karabekir Akkoyunlu - Turquia (Expositor)
Natália Koga - Enap (Debatedora)


Clique para mais informações e inscrições




PALESTRANTES


Feyzi arabekir AkkoyunluFeyzi Karabekir Akkoyunlu

Karabekir Akkoyunlu é Professor de Turquia Moderna do Centro de Estudos do Sudeste Europeu, na Universidade de Graz, Áustria. É doutor em Política Comparada pela London School of Economics and Political Science (LSE). Possui larga trajetória de publicações sobre política, sociedade e relações exteriores turcas, tem sido um colaborador frequente em espaços como o Open Democracy, Al Monitor, Oxford Analytica, CNN International e Huffing Post. Feyzi Karabekir Akkoyunlu está como Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) e Especialista Internacional contratado por meio de parceria Flacso/Enap para o desenvolvimento de pesquisa comparada sobre o Serviço Público na Turquia e no Brasil.



conrado ramosConrado Ramos

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidad de la Reública, no Uruguai, Conrado Ramos também atua junto ao Poder Legislativo do Uruguay desde 2010. Atuou junto a Oficina Nacional del Servicio Civil da Presidencia de la República y Unidades Dependientes do Uruguay. Desde 2015 coordena o projeto de Pesquisa “Sistemas de Gobierno, Patronazgo y Reformas Administrativas en América Latina”, uma parceria entre a Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de la República Uruguay (UDELAR), Universidad de Buenos Aires e a London School of Economics.
Conrado Ramos é doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Frankfurt, Alemanha. Mestre pela FLACSO/PRIGEPP, Argentina e Especialista Internacional contratado por meio de parceria Flacso/Enap para o desenvolvimento de pesquisa comparada sobre o Serviço Público no Uruguai e no Brasil.



José Luis Méndez MartínezJosé Luis Méndez Martínez

Professor no El Colegio de México, tem se dedicado ao ensino e a pesquisa nas áreas de Políticas Públicas e Administração Pública. José Luis Méndes Martínez já atuou no setor público em diferentes postos, como chefe do Serviço Civil Federal (2003-2004), Chefe da Unidade de Análise da Presidência (2001 – 2003) e Diretor Executivo do Serviço Profissional Eleitoral do Instituto Federal Eleitoral (1998-2000). Atua também como consultor do Banco Mundial e para consultorias privadas como Booz Allen e Hamilton. É membro do Comitê Editoria do Fondo de Cultura Económica and several academic journals. José Martínez é Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Pittsburgh e Especialista Internacional contratado por meio de parceria Flacso/Enap para o desenvolvimento de pesquisa comparada sobre o Serviço Público no México e no Brasil.


João BilhimJoão Bilhim

Professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. João Bilhim possui experiência docente nas áreas de Administração Pública e Gestão de Recursos Humanos. Atualmente é presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Atuou como Presidente da Entidade Administrativa Independente, Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (CReSAP). Também atua como Pesquisador responsável do projeto de Pesquisa – “ Do governo à governação – From Administration to Government” no Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP, Ulisboa. João Bilhim é Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Técnica de Lisboa e Especialista Internacional contratado por meio de parceria Flacso/Enap para o desenvolvimento de pesquisa comparada sobre o Serviço Público em Portugal e no Brasil.


DEBATEDORES E EXPOSITORES

 

Marizaura 1 200x200Marizaura Reis de Souza Camões

Coordenadora-geral de Pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Especialista em Gestão de Pessoas pela Enap, estudou o suporte a transferência de treinamento em programas de pós-graduação latu sensu. Mestre em Administração pela Universidade de Brasília, desenvolveu pesquisa de diagnóstico do processo de formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal do governo federal brasileiro. ​Possui atuação e produção acadêmica na área de Gestão de Pessoas no Setor Público, Implementação de Políticas Públicas e Inovação no Setor Público. Também atua como docente e orientadora nos cursos de Especialização em Gestão de Pessoas no Setor Público e Especialização em Gestão Pública da Enap.

5.franciscoFrancisco Gaetani

Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciência Política e mestrado em Políticas Públicas pela London School of Economics. No Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), ocupou os cargos de secretário-executivo, secretário-executivo adjunto e secretário de Gestão. Também já foi secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na Enap, atuou como diretor de Formação. Também trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), tendo ocupado, entre outros, o cargo de coordenador-geral no Brasil. Desempenhou, ainda, as funções de diretor da Escola de Governo de Minas Gerais – Fundação João Pinheiro; assessor de Planejamento Acadêmico da UFMG; assessor de Planejamento da Companhia Vale do Rio Doce; e gerente de Projetos da Secretaria de Estado de Trabalho e Ação Social do Estado de Minas Gerais. É também professor licenciado da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

fernando filgueiras 200x200Fernando Filgueiras

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). É doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro; mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor do Departamento de Ciência Política da UFMG. Pesquisador do CNPq e colunista em jornais. Autor de livros e artigos acadêmicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Foi coordenador do Centro de Referência do Interesse Público da UFMG e diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

KOGANatália Massaco Koga

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2004) e doutorado em Ciência Política pela University of Westminster (2013). É membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. atualmente em exercício na Diretoria-Geral de Pesquisa e Pós-Gradução Stricto Sensu da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Prof.aMariaJuliaMaria Julia Pantoja

Graduação e mestrado em Psicologia pela UnB, doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela UnB. Atualmente é professora adjunta da UnB. Tem experiência na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação ─ TD&E, com publicações e pesquisas em avaliação da efetividade de programas de Treinamento e Desenvolvimento. Atua em projetos de pesquisa focalizando os seguintes temas: aprendizagem no trabalho, comportamento humano nas organizações, redes sociais em contextos organizacionais, inovação e competitividade. Atuou como Coordenadora Geral de Desenvolvimento Pessoas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão ─ MPOG do Brasil, atualmente exerce função de Assessora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios ─ MPDFT e leciona no ensino superior desde 2002. Em 2017 possuía: 12 artigos publicados em periódicos, 2 livros, 8 capítulos de livros, entre outros.

 


SERVIÇO

Seminário Internacional: Profissionalização do Serviço Civil trajetórias e desafios atuais nas experiências do Brasil, Uruguai, México, Portugal e Turquia
Data: 18 de setembro
Horário: das 14h às 18h
Local: Sala Nexus - Enap

Clique para mais informações e inscrições


Transmissão ao vivo em http://assiste.enap.gov.br
As vagas são limitadas