A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está mapeando instituições interessadas em ofertar cursos na Escola Virtual de Governo (EV.G), plataforma de educação a distância que atualmente conta com mais de 1,6 milhão de usuários na base.
O objetivo é aumentar o catálogo de cursos disponíveis para desenvolver competências e agregar novos conhecimentos para a transformação do serviço público e também para a sociedade. As instituições interessadas deverão preencher formulário de interesse até 30/09/2020.
Os cursos pré-selecionados serão avaliados em relação ao alinhamento pedagógico com a Enap antes de serem migrados para a Escola Virtual.Gov. O resultado será divulgado em 30/10/2020, no site da Enap. As instituições parceiras que disponibilizarem cursos para Escola Virtual.Gov poderão acompanhar os resultados da oferta na página Em Números.
Requisitos
Os cursos deverão ter o compromisso com o desenvolvimento de competências do setor público, com conteúdos atuais e desenvolvidos por especialistas no tema, e alinhados a pelo menos uma das 25 temáticas de atuação da Enap.
São elas:
- Análise e Ciência de Dados
- Aposentadoria e Previdência
- Comunicação
- Desenvolvimento Pessoal
- Direito e Legislação
- Economia
- Educação e Docência
- Estratégia e Planejamento
- Ética e Cidadania
- Excelência na Entrega de Serviços
- Gestão da Informação e do Conhecimento
- Gestão de Pessoas
- Gestão Pública
- Governo e Transformação Digital
- Infraestrutura
- Inovação
- Liderança
- Logística e Compras Públicas
- Meio Ambiente
- Orçamento e Finanças
- Políticas Públicas e Uso de Evidências
- Políticas Sociais
- Regulação
- Transparência, Controle e Participação
- Saúde
Também deverão ter um projeto pedagógico estruturado, com objetivos de aprendizagem e um público-alvo claros, e atividades avaliativas que permitam mensurar o desempenho do participante para emitir certificados.
A Escola Virtual de Governo disponibiliza mais de 160 cursos gratuitos e abertos a qualquer pessoa e são autoinstrucionais, ou seja, sem tutoria. É importante também que o conteúdo a ser disponibilizado não exija atualização constante, e seja possível a oferta de médio e longo prazos sem a necessidade de ajustes.
Cessão do curso
Os cursos selecionados pela Enap por meio deste convite serão ofertados na EV.G com inscrições abertas para qualquer usuário interessado em realizar a capacitação.
A instituição interessada deve ser a detentora dos direitos autorais do curso e irá autorizar a Enap a disponibilizar o curso em sua plataforma digital de educação a distância, a Escola Virtual de Governo.
A cessão/autorização de uso gratuita do cursos e a disponibilização na EV.G não implicam nenhum ônus para a Enap em relação à instituição cedente.